
Tal como aconteceu quando a Apple removeu a entrada para auscultadores no iPhone 7, a recente mudança da indústria automóvel para as portas de carregamento da Tesla mergulhou o mundo dos veículos elétricos num verdadeiro inferno de adaptadores.
Com os modelos de 2026 já a circular nas estradas, uma nova geração de elétricos chegou finalmente ao mercado. Veículos como o Lucid Gravity, os Rivian R1S e R1T e o Hyundai Ioniq 5 vêm agora equipados de origem com o conector de carregamento da Tesla, conhecido como NACS (North American Charging Standard), permitindo uma ligação direta à sua vasta rede de Superchargers.
Contudo, não conseguimos escapar aos adaptadores.
O pesadelo dos adaptadores agora é para (quase) todos
A transição para o padrão NACS da Tesla significa que, de repente, todas as fichas em postos de carregamento públicos de redes como a ChargePoint, Electrify America, EVgo e outras que não pertençam à rede Supercharger exigem agora um adaptador para funcionar com os novos carros. Até os carregadores domésticos (wallboxes) necessitarão desta peça de plástico extra. À semelhança da "coragem" que a Apple demonstrou na sua transição para o áudio sem fios, os próximos anos vão exigir paciência — porque a situação está a tornar-se confusa.
Até agora, apenas os veículos da Tesla (Model S, 3, X, Y e o Cybertruck) precisavam de um adaptador para carregar fora da rede Supercharger. Agora, uma fatia crescente dos 4 milhões de veículos elétricos nos EUA está a mergulhar numa sobrecarga de adaptadores.
A resposta dos fabricantes: confusão e mais plástico
Um porta-voz da Hyundai confirmou que "os veículos vêm com dois adaptadores", o mesmo acontecendo com o novo SUV Gravity da Lucid, que trará adaptadores para carregamento AC e DC. Os modelos de 2026 da Rivian incluirão um adaptador J1772 para carregamento de Nível 2, e as suas edições de lançamento Quad terão ainda um adaptador CCS Combo 1 para carregamento rápido DC. Numa palavra: uma confusão.
A General Motors, empresa-mãe da Cadillac, reconheceu precisamente esta situação numa publicação de verão no seu blogue oficial sobre a situação dos adaptadores: "Isto cria uma pequena complicação: haverá carros na estrada com ambos os padrões, bem como carregadores de ambas as variedades em ambientes públicos e privados". O Cadillac Optiq de 2026 será o primeiro veículo da GM a fazer a transição para o NACS.
As redes de carregamento tentam apagar o fogo
Enquanto a rede Supercharger da Tesla continua a prosperar e a crescer (contando já com 7.753 estações e 73.817 conectores individuais, um aumento de 16% face ao ano passado), os carregadores domésticos e os postos mais antigos de outras redes não serão compatíveis com os novos elétricos. Uma porta-voz da Electrify America afirmou que a empresa "continua empenhada em apoiar o futuro do conector NACS", explicando que estão a testar estações NACS na Flórida e no Connecticut "para obter informações sobre a experiência do cliente e dados sobre o hardware".
A ChargePoint, por sua vez, tomou medidas mais agressivas para fugir a este inferno de adaptadores. Rob Newton, diretor sénior de marketing da rede, admitiu que no passado a "experiência tem sido realmente pouco prática" quando estão envolvidos diferentes sistemas de carregamento. A ChargePoint nunca forneceu adaptadores.
Em vez de depender dos fabricantes de automóveis ou dos proprietários para terem sempre o adaptador correto, a ChargePoint está a mudar a fonte do problema. A solução chama-se Omni Port. Apresentadas este verão, as novas estações da ChargePoint terão o adaptador integrado no próprio posto, permitindo que os condutores selecionem o tipo de ficha de que necessitam. "Queremos que seja possível chegar a uma estação e ter a confiança de que funciona", disse Newton.
As novas estações virão de série com um Omni Port, mas as mais antigas precisarão de adaptar os conectores antigos com um kit de conversão da empresa. Newton chamou-lhe uma solução "à prova de futuro", mas é, acima de tudo, uma forma de garantir que os novos proprietários de veículos elétricos possam continuar a usar (e a pagar pelos quilowatts-hora) as estações de carregamento que não pertencem à Tesla.
Quase todos os fabricantes de automóveis com um modelo eletrificado anunciaram nos últimos anos a inevitável mudança para o sistema de carregamento da Tesla. E agora, essa mudança está a acontecer — com todos os adaptadores que a acompanham.











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