
Uma das principais vantagens para quem prefere o Apple Maps em detrimento do seu rival Google Maps poderá estar prestes a desaparecer. Ao que tudo indica, a gigante de Cupertino decidiu finalmente avançar com a introdução de publicidade paga na sua aplicação de mapas, uma medida que, segundo vários rumores, vinha a ser ponderada há pelo menos três anos.
Anúncios no Apple Maps já em 2026
Segundo avança o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, a decisão está tomada e a Apple prepara-se para permitir que as empresas paguem para destacar os seus estabelecimentos nos resultados de pesquisa dentro da aplicação. A implementação está prevista para arrancar já em 2026.
O modelo será, alegadamente, semelhante ao que já acontece na App Store, onde os developers podem pagar para que as suas aplicações surjam em posições de destaque quando um utilizador pesquisa por determinados termos. No caso do Mapas, a Apple planeia usar inteligência artificial para garantir que os anúncios apresentados são os mais relevantes para cada utilizador. A empresa pretende ainda simplificar o processo para que os negócios possam adicionar e atualizar as suas informações de forma mais fácil do que na plataforma da Google.
A inevitável comparação com o Google Maps
Com esta mudança, o Apple Maps aproxima-se de um dos aspetos mais criticados do Google Maps. Embora nunca tenha sido provado, existe uma perceção e um mito urbano persistente de que o serviço da Google sugere rotas que passam propositadamente perto dos seus anunciantes.
Apesar de esta desconfiança não parecer ter afetado a popularidade do Google Maps, o mesmo poderá não acontecer com a Apple. O ecossistema da empresa de Cupertino sempre se orgulhou de uma experiência mais limpa e focada na privacidade. A primeira vez que o Apple Maps sugerir uma paragem num café de uma grande cadeia a caminho do seu destino, é quase certo que a empresa será duramente criticada nas redes sociais.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!