A mais recente versão do Firefox já se encontra disponível, e dentro desta encontra-se uma pequena funcionalidade que pode revelar-se bastante importante para os utilizadores.
Existem várias formas como os websites podem monitorizar as atividades dos utilizadores, e uma delas será através dos próprios links. Estes podem conter informações usadas para tracking, o que muitos podem considerar um problema a nível da privacidade.
É a pensar nisso que o Firefox recentemente introduziu a nova funcionalidade “Query Parameter Stripping”, que permite automaticamente remover das URLs dos links os conteúdos que sejam associados a tracking dos utilizadores.
Este género de conteúdos é normalmente adicionado em links do Facebook, Twitter e outros no final do mesmo, com informações como o ID do utilizador, a origem do acesso, entre outros detalhes. Esta funcionalidade do Firefox vai permitir que seja automaticamente feita a “limpeza” dos links.
Para se usar esta funcionalidade, os utilizadores necessitam de ter as configurações de privacidade do Firefox aplicadas como “Strict”, e de momento este apenas funciona sobre as janelas regulares do navegador, não em modo anónimo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!