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Niko Bellic de GTA IV

 

Lançado em 2008, Grand Theft Auto 4 continua a ser um dos títulos mais marcantes da saga, e grande parte desse mérito deve-se ao seu protagonista, Niko Bellić. Com uma personalidade e um carisma únicos, envolvido por uma atmosfera sombria, Niko conquistou uma legião de fãs que ainda hoje o recordam como uma das personagens mais complexas e bem construídas dos videojogos.

 

Contudo, o destino do anti-herói de Liberty City poderia ter sido drasticamente diferente. Em ambos os finais disponíveis no jogo, Niko acaba por perder alguém próximo, mas a ideia original da Rockstar Games era bem mais trágica para o próprio protagonista.

 

A morte que nunca aconteceu

 

A revelação foi feita por Dan Houser, cofundador do estúdio, durante a sua participação no mais recente podcast de Lex Fridman. Houser confessou que a sua intenção era matar Niko Bellić no final da história principal de GTA 4. A ideia, no entanto, foi abandonada por uma razão puramente prática: a jogabilidade.

"Bem, eu gostaria de ter matado o Niko no final do GTA 4, mas não era possível. O jogo não funciona assim", explicou Houser. O principal obstáculo era o que aconteceria após o final da campanha. O estúdio não encontrou uma solução viável para permitir que os jogadores continuassem a explorar o vasto mundo de Liberty City ou a completar as missões secundárias sem a sua personagem principal.

 

A morte de Niko seria, sem dúvida, um final chocante e memorável, mas comprometeria toda a experiência pós-jogo que é uma imagem de marca da saga Grand Theft Auto.

 

Uma ideia aproveitada noutro sucesso

 

Apesar de não ter sido implementada em GTA 4, a Rockstar Games não abandonou por completo a ideia de um final trágico para o seu protagonista. Anos mais tarde, o conceito foi aplicado de forma magistral em Red Dead Redemption 2, resultando numa das cenas mais emocionantes e aclamadas da história dos videojogos. A decisão de manter Niko Bellić vivo permitiu que os jogadores continuassem as suas aventuras por Liberty City, solidificando o seu lugar como uma das personagens mais icónicas de sempre.

GTA IV (4) foi e ainda continua a ser o melhor GTA de todos, p GTA V (5) foi um grande downgrade, os personagens nunca serão tão iconicos como Nico Bellic, hostória muito superior à história de GTA V (5), mecanica do jogo e física do jogo 1000% melhor do que no GTA V(5), ambientacão amarelada e NPC's e personagens que mais pareciam bonecos do Sims, as personagens, NPC's e física de GTA IV estavam muito a frente do seu tempo em 2008, e assim continuo até hoje, esperemos como irá ser a física de GTA VI (6) se realista (como deve de ser) como o GTA IV (4), ou se é uma física e jogo Arcade (básico, e irrealista em muita coisa e pormenores, quase para crianças) como foi GTA V (5).
Esperava um remake/remasterização de GTA IV (4) por parte da Rockstar Games, com certeza se fizesse bem, e durante estes anos todos que tivemos à espera do GTA VI(6) Teria chegado a vender muito mais que o GTA V (5), mas infelizmente a Rockstar focou-se unicamente no online de GTA V (5) pois deu-lhe milhões de dinheiro durante estes anos, por isso infelizmente não se focou em mais nada do que nisso..





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