1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

windows logo em vermelho

 

O suporte para o Windows 10 terminou oficialmente no mês passado, a 14 de outubro de 2025, com o lançamento daquela que foi a última atualização Patch Tuesday (KB5066791). Embora a Microsoft tenha assegurado que o Defender continuará a oferecer um nível básico de proteção, os sistemas que completaram o ciclo de vida começaram a exibir uma mensagem clara na página do Windows Update: "A sua versão do Windows atingiu o fim do suporte".

 

O problema é que muitos utilizadores estão a ver esta mensagem quando não deveriam. A própria Microsoft já veio a público confirmar que a notificação está a ser exibida incorretamente em certas versões do Windows 10 que, na verdade, ainda têm suporte ativo.

 

Afinal, quem está a ser afetado por este bug?

 

Este não é um problema que afete o utilizador doméstico comum (que, se estiver a ver a mensagem, é porque o seu suporte terminou efetivamente). A Microsoft esclareceu que esta notificação falsa está a surgir nos seguintes casos específicos, tipicamente em ambientes empresariais:

  • Edições Windows 10 22H2 Pro, Education ou Enterprise que estejam devidamente inscritas no programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU) e configuradas com a respetiva chave de produto ESU.

  • Windows 10 Enterprise LTSC 2021.

  • Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021.

 

Para estes utilizadores, o aviso de fim de suporte é um erro.

 

Microsoft já tem uma solução (e uma correção manual)

 

A gigante tecnológica já começou a distribuir uma correção para o problema através de uma atualização de configuração na nuvem. No entanto, para que esta solução automática funcione, os computadores afetados precisam de estar ligados à internet, ter os downloads ativados através da política OneSettings CSP, permitir o acesso à firewall e não ter as atualizações dinâmicas bloqueadas.

 

A empresa confirma que está a trabalhar numa correção permanente. Entretanto, para os administradores de TI que não possam esperar pela atualização automática, a Microsoft publicou uma política de grupo especial (KIR - Known Issue Rollback) que pode ser descarregada e implementada manualmente.

 

Esta política (KB5066791 251020_20401 Known Issue Rollback) precisa de ser instalada e configurada. A Microsoft nota que os administradores devem definir o valor da política como "Disabled" (Desativado) e reiniciar o sistema para que a alteração seja aplicada.

Pode encontrar todos os detalhes sobre esta falha no painel oficial de estado do Windows.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech