1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo do Office 365

 

A Microsoft relembrou recentemente os utilizadores que o fim do suporte para o Windows 10 está agendado para daqui a menos de seis meses, mais precisamente a 14 de outubro de 2025. Neste contexto, até surgiu um projeto apoiado em Linux, denominado "End of 10", que procura orientar os utilizadores na transição para alternativas.

 

Originalmente, em janeiro deste ano, a gigante tecnológica tinha anunciado que, com o fim do suporte do Windows 10, também as suas aplicações do Microsoft 365 (M365) – como o Outlook, Teams, OneDrive, Word, Excel, entre outras – deixariam de ser suportadas no referido sistema operativo. Na altura, a empresa declarou: "As Aplicações Microsoft 365 deixarão de ser suportadas após 14 de outubro de 2025 em dispositivos Windows 10. Para utilizar as Aplicações Microsoft 365 no seu dispositivo, terá de atualizar para o Windows 11."

 

Reviravolta inesperada da Microsoft

 

Contudo, numa mudança de planos significativa, a Microsoft parece ter reconsiderado a sua posição. Numa atualização recente, datada de 24 de abril de 2025, a uma publicação no blogue Tech Community sobre as atualizações de segurança alargadas (ESU) do Windows 10, a empresa confirmou que as aplicações do Microsoft 365 continuarão a receber atualizações de segurança por mais três anos após o fim de vida do Windows 10, ou seja, até outubro de 2028.

 

A indicação no blogue é clara: "24.04.2025: As Aplicações Microsoft 365 a correr no Windows 10 continuarão a receber atualizações de segurança durante três anos após o fim do suporte do Windows 10."

 

Detalhes do suporte prolongado

 

Um documento de suporte associado, também atualizado, aprofunda esta informação, embora a Microsoft continue a recomendar a transição para o Windows 11. "Embora aplicações como o Word continuem a funcionar após o fim do suporte do Windows 10, utilizar um sistema operativo não suportado pode causar problemas de desempenho e fiabilidade ao executar as Aplicações Microsoft 365. Se a sua organização estiver a utilizar Aplicações Microsoft 365 em dispositivos com Windows 10, esses dispositivos devem migrar para o Windows 11."

 

Para garantir a segurança durante este período de transição, o documento acrescenta: "Para ajudar a manter a segurança enquanto transita para o Windows 11, a Microsoft continuará a fornecer atualizações de segurança para as Aplicações Microsoft 365 no Windows 10 durante três anos após o fim do suporte do Windows 10. Estas atualizações serão entregues através dos canais de atualização padrão, terminando a 10 de outubro de 2028."

 

Windows 11 continua a ser a recomendação oficial

 

Outro artigo de suporte relacionado foi igualmente atualizado, reiterando o incentivo para a migração para o Windows 11 de forma a "evitar problemas de desempenho e fiabilidade ao longo do tempo" com as aplicações do Microsoft 365. Este artigo menciona: "O suporte para o Windows 10 terminará a 14 de outubro de 2025. Após essa data, se estiver a executar as Aplicações Microsoft 365 num dispositivo Windows 10, as aplicações continuarão a funcionar como antes. No entanto, recomendamos vivamente a atualização para o Windows 11 para evitar problemas de desempenho e fiabilidade ao longo do tempo."

 

E reforça: "No interesse de manter a sua segurança enquanto atualiza para o Windows 11, continuaremos a fornecer atualizações de segurança para o Microsoft 365 no Windows 10 por um total de três anos após o fim do suporte do Windows 10, terminando a 10 de outubro de 2028."

 

Esta decisão da Microsoft representa uma boa notícia para muitos utilizadores que poderiam enfrentar dificuldades em atualizar para o Windows 11, especialmente devido aos requisitos de sistema mais exigentes do novo sistema operativo, que inviabilizam a atualização em hardware mais antigo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech