1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo do Office antigo

 

A Microsoft surpreendeu ao anunciar uma reviravolta nos seus planos para o suporte das aplicações Office no Windows 10. Contrariando a intenção inicial de terminar o suporte ainda este ano, a gigante de Redmond vai continuar a fornecer atualizações de segurança por mais três anos, especificamente até 10 de outubro de 2028.

 

Esta decisão surge após um aviso da empresa, emitido em janeiro, de que o suporte para as aplicações Microsoft 365 seria descontinuado para utilizadores do Windows 10 após 14 de outubro de 2025, data que coincide com o fim de suporte do próprio sistema operativo. Nessa altura, a Microsoft instava os utilizadores a atualizarem os seus sistemas para o Windows 11 para continuarem a usufruir das aplicações.

 

O porquê da mudança de planos

 

Num documento de suporte atualizado no mês passado, a Microsoft explica a sua nova posição: "No interesse de manter a sua segurança enquanto atualiza para o Windows 11, continuaremos a fornecer atualizações de segurança para o Microsoft 365 no Windows 10 por um total de três anos após o fim do suporte do Windows 10, terminando a 10 de outubro de 2028."

 

Detalhes da extensão e o aviso da Microsoft

 

A empresa de Redmond clarificou, num outro documento atualizado na semana passada, que estas atualizações de segurança serão distribuídas através dos canais habituais de atualização do Office.

 

No entanto, a Microsoft faz questão de sublinhar que, embora aplicações como o Word continuem funcionais após o Windows 10 atingir o fim do seu ciclo de vida, "utilizar um sistema operativo não suportado pode causar problemas de desempenho e fiabilidade ao executar as Aplicações Microsoft 365". A recomendação para as organizações que utilizam o Microsoft 365 em dispositivos com Windows 10 é clara: "esses dispositivos devem migrar para o Windows 11."

 

Fim de suporte para versões mais antigas do Office e o panorama do Windows 10

 

É importante recordar que, já em abril, a Microsoft alertou os utilizadores que o Office 2016 e o Office 2019 chegarão ao fim do seu suporte alargado a 14 de outubro de 2025. A empresa disponibiliza guias de migração para o Microsoft 365 no seu site de suporte.

 

Apesar do fim de suporte do Windows 10 se aproximar (faltam cerca de cinco meses, em outubro de 2025), dados da Statcounter Global indicam que mais de 52% dos sistemas Windows a nível mundial ainda utilizam o Windows 10, contra pouco mais de 43% que já adotaram o Windows 11.

 

A relutância na transição para o Windows 11 e opções para o Windows 10

 

Apesar da forte campanha da Microsoft para a atualização desde o lançamento do Windows 11 em outubro de 2021, e de ter apelidado 2025 como "o ano da renovação de PCs para o Windows 11" no início deste ano, muitos utilizadores mostram-se relutantes na transição. Um dos principais obstáculos são os requisitos "não negociáveis" de suporte para TPM 2.0.

 

Com o fim de suporte do Windows 10 à porta, a Microsoft anunciou em outubro do ano passado que os utilizadores domésticos do Windows 10 poderiam adiar a mudança para o Windows 11 por mais um ano, mediante o pagamento de aproximadamente 28€ (valor convertido de $30) pelas Atualizações de Segurança Alargadas (ESU).

 

Adicionalmente, as versões LTSC (Long-Term Servicing Channel), como o Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021, e LTSB (Long-Term Servicing Branch), como o Windows 10 2016 LTSB, destinadas a dispositivos especializados (como sistemas médicos e industriais), continuarão a receber atualizações muito para além de outubro de 2025.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech