
Chegou o fim de uma era para um dos sistemas operativos mais icónicos da Microsoft. A empresa lançou hoje, 14 de outubro de 2025, a atualização cumulativa KB5066791 para o Windows 10, marcando o último update oficial e gratuito para o sistema, que atinge assim o fim do seu ciclo de suporte.
A partir de agora, a Microsoft deixará de fornecer atualizações de software gratuitas, assistência técnica ou correções de segurança para o Windows 10. A empresa avisa que, embora o computador continue a funcionar, recomenda a transição para o Windows 11 para garantir a máxima segurança e acesso às mais recentes funcionalidades.
O que muda com a atualização KB5066791?
A instalação da atualização KB5066791 é obrigatória, uma vez que contém as correções de segurança do Patch Tuesday de outubro de 2025. Este pacote de segurança é particularmente crítico, pois aborda seis vulnerabilidades "zero-day" (falhas já conhecidas por atacantes) e outras 172 falhas de segurança.
Após a instalação, a versão 22H2 do Windows 10 será atualizada para a compilação 19045.6456, enquanto a versão 21H2 passará para a 19044.6456. Os utilizadores podem instalar esta atualização através do Windows Update, em "Definições", ou descarregá-la manualmente a partir do Catálogo Microsoft Update.
O futuro do Windows 10: atualizações pagas
Embora o suporte gratuito tenha terminado, nem tudo está perdido para quem não quer ou não pode atualizar. A Microsoft oferece um programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU). Os consumidores podem subscrever este serviço por mais um ano, enquanto os clientes empresariais podem estender o suporte por até três anos.
Há, no entanto, uma boa notícia para os utilizadores na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), que terão direito a um ano de atualizações de segurança alargadas de forma gratuita.
Correções e novidades importantes
Este último suspiro do Windows 10 serviu também para resolver alguns problemas pendentes. Entre as correções mais relevantes, destacam-se:
Conectividade SMBv1: Resolvido um problema que impedia a ligação a ficheiros e pastas partilhadas através do protocolo SMB v1.
Windows Autopilot: Corrigida uma falha que impedia o carregamento da Página de Estado da Inscrição (ESP) durante a configuração inicial do sistema.
PowerShell e WinRM: Resolvido um problema que causava o timeout de comandos após 600 segundos.
Editor de Método de Entrada (IME) Chinês: Corrigida uma falha que exibia caracteres Unicode privados de forma incorreta.
Controlos de Edição USER32: Resolvido um problema que mostrava pares substitutos como caixas vazias quando os campos de texto atingiam o limite.
Adicionalmente, esta atualização remove o antigo driver de fax modem ltmdm64.sys, o que significa que hardware dependente deste componente deixará de funcionar. A Microsoft afirma que, de momento, não existem novos problemas conhecidos com esta atualização.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!