
Surgiram no início deste mês alguns rumores que indicavam que a Microsoft estaria a trabalhar no Windows 11 versão 26H1 como a plataforma de lançamento para a próxima geração de dispositivos Windows on ARM, equipados com os mais recentes processadores Snapdragon X2. Embora a fonte fosse fiável, tratava-se de informação não oficial.
Agora, parece que temos a primeira confirmação, aparentemente oficial, dos planos da Microsoft para lançar o Windows 11 26H1.
A descoberta no código
A confirmação surgiu de forma inesperada. Uma atualização "Known Issue Rollback" (KIR) implementada para o Windows 10 (KB5066791), destinada a corrigir problemas com uma mensagem incorreta de "Fim de suporte" no Windows Update, menciona explicitamente o Windows 11 versão 26H1 no seu código:
"SUPPORTED_Windows_11_0_26H1_Only" Windows 11, version 26H1"
Esta descoberta, detalhada pelo site Deskmodder.de, marca a primeira vez que esta designação de versão aparece em código oficial da Microsoft.
Uma atualização H1... mas exclusiva
Até agora, os detalhes sobre o Windows 11 26H1 são escassos. Embora tenhamos esta confirmação, não sabemos muito sobre o que a atualização trará.
A versão 26H1 será a primeira atualização "H1" (primeira metade do ano) para o Windows 11, que tinha abandonado esta cadência em favor de um grande lançamento por ano. No entanto, o seu computador "normal" muito provavelmente não a irá receber.
Espera-se que esta atualização seja um lançamento exclusivo para os novos dispositivos equipados com Snapdragon X2. Esta abordagem é semelhante à forma como a Microsoft lançou inicialmente o Windows 11 versão 24H2 nos PCs Copilot+ com processadores Snapdragon X.
E os restantes PCs?
Espera-se que o Windows 11 versão 26H1 traga novas funcionalidades alimentadas por IA e outras mudanças para os computadores "regulares". Contudo, essas alterações só deverão chegar à versão estável do Windows 11 com a versão 26H2, prevista para a segunda metade do próximo ano (2026), como uma atualização completa do sistema operativo (as versões 24H2 e 25H2 utilizam a mesma base de código).
A Microsoft anunciou recentemente que o Canal Dev do programa Insider passará em breve para compilações (builds) com numeração mais alta. É possível que a empresa esteja a preparar-se para testar as builds 26H1 no Canal Dev, antecipando o lançamento na primeira metade de 2026.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!