1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Facebook com coração

 

A Meta revelou esta segunda-feira, pela primeira vez desde o lançamento em 2019, números sobre o seu serviço de encontros. O Facebook Dating, uma funcionalidade muitas vezes esquecida dentro da aplicação principal, atingiu a marca de 21,5 milhões de utilizadores ativos diários (DAUs) em 52 países.

 

Este anúncio surge numa altura em que os utilizadores mais jovens, especialmente a Geração Z, demonstram um cansaço crescente com as aplicações de encontros tradicionais, frustrados com as paywalls e a necessidade de pagar por funcionalidades premium.

 

O trunfo é ser totalmente gratuito

 

O grande apelo do Facebook Dating reside naquilo que não faz: cobrar aos utilizadores. Enquanto concorrentes diretos, como o Hinge, exigem que os utilizadores paguem cerca de 4 dólares (aproximadamente 3,80€) por "rosas" para conseguirem enviar mensagens aos matches considerados de topo, o serviço da Meta mantém todas as suas funcionalidades completamente gratuitas.

 

"Francamente, não acreditamos em monetizar o amor", afirmou Shabnum Gulati, gestora de produto responsável pelo Facebook Dating. "Estamos a tentar oferecer o máximo de funcionalidades que pudermos, que sejam competitivas com outras apps, gratuitamente."

 

A Geração Z está cansada de pagar pelo amor

 

Apesar das dificuldades documentadas da Meta em reter os públicos mais jovens na sua plataforma principal, o Facebook Dating tem vindo a ganhar tração silenciosamente entre este grupo demográfico.

Nos Estados Unidos, o serviço já conta com 1,77 milhões de utilizadores ativos diários com idades entre os 18 e os 29 anos. Mais revelador ainda é o facto de as conversas diárias nesta faixa etária terem aumentado 24% em relação ao ano anterior.

 

Este crescimento parece ser uma resposta direta ao esgotamento sentido noutras plataformas. Estudos recentes indicam que 79% da Geração Z relata sentir burnout com as aplicações de encontros, e 90% admite sentir-se frustrada com as funcionalidades pagas.

 

Como se compara à concorrência?

 

Embora os 21,5 milhões de DAUs globais sejam impressionantes, os números do Facebook Dating nos EUA ainda estão abaixo dos principais concorrentes.

De acordo com a empresa de análise Sensor Tower, o Tinder lidera o mercado norte-americano com 7,3 milhões de utilizadores ativos diários (em todas as faixas etárias). É seguido pelo Hinge, com 4,4 milhões, pelo Bumble, com 3,6 milhões, e pelo Grindr, com 2,2 milhões.

 

No entanto, as plataformas estabelecidas enfrentam dificuldades na retenção. O Tinder perdeu 594.000 utilizadores em 2024, e tanto o Hinge como o Bumble também registaram declínios.

 

O Facebook Dating opera como uma funcionalidade integrada dentro da app principal do Facebook, garantindo um posicionamento de destaque na barra de navegação, independentemente do estado de relacionamento do utilizador. A Meta não precisa de depender de subscrições para este serviço, alavancando a sua vasta recolha de dados para alimentar os algoritmos do serviço de encontros.

Anonymous

Mensagem Ter 4 Nov 2025 - 16:08 por Logan21

Gosto do aplicativo de namoro do Facebook, só acho que deveriam expandir para Desktop também...atingiria mais pessoas, para poder usar não apenas no celular...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech