
A Meta revelou esta segunda-feira, pela primeira vez desde o lançamento em 2019, números sobre o seu serviço de encontros. O Facebook Dating, uma funcionalidade muitas vezes esquecida dentro da aplicação principal, atingiu a marca de 21,5 milhões de utilizadores ativos diários (DAUs) em 52 países.
Este anúncio surge numa altura em que os utilizadores mais jovens, especialmente a Geração Z, demonstram um cansaço crescente com as aplicações de encontros tradicionais, frustrados com as paywalls e a necessidade de pagar por funcionalidades premium.
O trunfo é ser totalmente gratuito
O grande apelo do Facebook Dating reside naquilo que não faz: cobrar aos utilizadores. Enquanto concorrentes diretos, como o Hinge, exigem que os utilizadores paguem cerca de 4 dólares (aproximadamente 3,80€) por "rosas" para conseguirem enviar mensagens aos matches considerados de topo, o serviço da Meta mantém todas as suas funcionalidades completamente gratuitas.
"Francamente, não acreditamos em monetizar o amor", afirmou Shabnum Gulati, gestora de produto responsável pelo Facebook Dating. "Estamos a tentar oferecer o máximo de funcionalidades que pudermos, que sejam competitivas com outras apps, gratuitamente."
A Geração Z está cansada de pagar pelo amor
Apesar das dificuldades documentadas da Meta em reter os públicos mais jovens na sua plataforma principal, o Facebook Dating tem vindo a ganhar tração silenciosamente entre este grupo demográfico.
Nos Estados Unidos, o serviço já conta com 1,77 milhões de utilizadores ativos diários com idades entre os 18 e os 29 anos. Mais revelador ainda é o facto de as conversas diárias nesta faixa etária terem aumentado 24% em relação ao ano anterior.
Este crescimento parece ser uma resposta direta ao esgotamento sentido noutras plataformas. Estudos recentes indicam que 79% da Geração Z relata sentir burnout com as aplicações de encontros, e 90% admite sentir-se frustrada com as funcionalidades pagas.
Como se compara à concorrência?
Embora os 21,5 milhões de DAUs globais sejam impressionantes, os números do Facebook Dating nos EUA ainda estão abaixo dos principais concorrentes.
De acordo com a empresa de análise Sensor Tower, o Tinder lidera o mercado norte-americano com 7,3 milhões de utilizadores ativos diários (em todas as faixas etárias). É seguido pelo Hinge, com 4,4 milhões, pelo Bumble, com 3,6 milhões, e pelo Grindr, com 2,2 milhões.
No entanto, as plataformas estabelecidas enfrentam dificuldades na retenção. O Tinder perdeu 594.000 utilizadores em 2024, e tanto o Hinge como o Bumble também registaram declínios.
O Facebook Dating opera como uma funcionalidade integrada dentro da app principal do Facebook, garantindo um posicionamento de destaque na barra de navegação, independentemente do estado de relacionamento do utilizador. A Meta não precisa de depender de subscrições para este serviço, alavancando a sua vasta recolha de dados para alimentar os algoritmos do serviço de encontros.




Ter 4 Nov 2025 - 16:08 por Logan21





