1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows com cadeado

A Microsoft emitiu um aviso importante para os utilizadores do Windows: se instalou as últimas atualizações de segurança, lançadas a 14 de outubro de 2025 ou depois, pode ter uma surpresa desagradável. Alguns computadores estão a arrancar diretamente para o ecrã de recuperação do BitLocker, exigindo a introdução da chave de recuperação.

O que está a acontecer e quem é afetado?

O BitLocker é a funcionalidade de segurança do Windows responsável por cifrar as unidades de armazenamento para impedir o roubo de dados. Geralmente, o modo de recuperação do BitLocker é ativado após alterações de hardware ou atualizações ao Trusted Platform Module (TPM), para garantir o acesso seguro aos discos protegidos.

Num alerta de serviço, a Microsoft detalhou que o erro afeta principalmente dispositivos Intel com suporte para "Connected Standby" (agora conhecido como "Modern Standby"). Este modo permite que o PC se mantenha ligado à rede mesmo quando está em modo de baixo consumo.

As plataformas afetadas por este problema incluem o Windows 11 24H2, Windows 11 25H2 e o Windows 10 22H2.

Como resolver o problema

A boa notícia é que, para a maioria dos utilizadores, o problema parece ser temporário e de fácil resolução. A Microsoft informa que os utilizadores afetados precisam apenas de inserir a sua chave de recuperação do BitLocker uma vez. Após a chave ser validada e o dispositivo reiniciar, o sistema deverá arrancar normalmente, sem voltar a pedir a chave.

Para os administradores de TI em ambientes empresariais, a Microsoft disponibilizou uma mitigação. Esta pode ser implementada através de uma política de grupo (Group Policy) utilizando o Known Issue Rollback (KIR). No entanto, a empresa recomenda que os clientes empresariais afetados contactem o Suporte da Microsoft para empresas para obterem mais detalhes sobre como aplicar esta solução.

Um "déjà vu" para os utilizadores do Windows

Esta situação não é, infelizmente, inédita. O BitLocker tem sido um ponto sensível nas atualizações recentes. A Microsoft já tinha lançado atualizações de emergência em maio de 2025 para resolver um problema semelhante, que surgiu após queixas generalizadas de utilizadores.

Recuando mais no tempo, tanto em agosto de 2024 como em agosto de 2022, os sistemas Windows foram afetados por erros quase idênticos, que também forçavam a apresentação inesperada do ecrã de recuperação do BitLocker após a instalação de atualizações de segurança.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech