1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

equipa de cibersegurança da universidade do porto

Portugal está na linha da frente da cibersegurança europeia. Uma equipa de quatro estudantes da Universidade do Porto (U. Porto) vai disputar a final da CSAW 2025, considerada a mais prestigiada competição académica de cibersegurança do continente. A prova decorre esta quinta e sexta-feira, em formato online, e coloca os portugueses frente a frente com as dez melhores equipas da Europa.

O caminho para a final

A equipa, conhecida como xSTF (Extreme Security Task Force), carimbou o passaporte para a final depois de uma fase de qualificação impressionante. O grupo, composto por Guilherme Coutinho, Diogo Coelho, David Coutinho e Rafael Castilho (alunos da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia), conquistou o 4.º lugar entre mais de 400 equipas de todo o continente. A competição, no formato Capture The Flag (CTF), é conhecida por testar ao limite as competências técnicas em segurança informática.

O 'quartel-general' no C3P

Este talento não se limita às competições. Os quatro estudantes são colaboradores ativos do C3P – o Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto. No C3P, ajudam a implementar ações dos projetos C-HUB e C3Norte, focados na capacitação e sensibilização em cibersegurança, visando tanto entidades públicas como privadas, com um foco especial no tecido empresarial.

Um futuro promissor para Portugal

Bárbara Costa, Gestora de Projeto no C3P da U. Porto, vê este sucesso como prova do potencial nacional: “O resultado alcançado pela equipa xSTF demonstra que Portugal está na linha da frente da cibersegurança. Temos um enorme potencial entre os nossos estudantes e um futuro promissor pela frente.”

A equipa xSTF não é nova nestas andanças. Fundada em 2015 no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, o grupo já figura no top 100 mundial do ranking ctftime.org. Além de competir, dedicam-se à formação, organizando workshops e sessões de treino abertas a toda a comunidade académica.

Bárbara Costa conclui, sublinhando o compromisso da universidade em "formar a próxima geração de profissionais de cibersegurança", reforçando o C3P como um motor de inovação no ecossistema nacional.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech