
A espera acabou para os entusiastas da equipa vermelha. Após vários meses de especulação e pequenos vislumbres da tecnologia, a AMD oficializou a data de lançamento da sua próxima grande aposta no software gráfico: o FSR Redstone. Esta nova iteração promete elevar a fasquia no desempenho e qualidade visual, mas traz um requisito de hardware que poderá deixar alguns utilizadores para trás.
A revelação foi feita diretamente por Jack Huynh, Vice-Presidente e Diretor Geral de Computação e Gráficos da empresa, através de uma publicação nas redes sociais. Com um tom cinematográfico, a mensagem "quando a escuridão acaba... começa o Redstone" marca o início de uma nova fase para a tecnologia de upscaling e geração de frames da marca.
Inteligência Artificial no centro da experiência
O FSR Redstone representa uma mudança de paradigma na abordagem da fabricante, aproximando-se das soluções baseadas em Inteligência Artificial que a concorrente NVIDIA tem vindo a implementar com o DLSS. O novo pacote de recursos não se limita apenas ao upscaling tradicional, introduzindo três funcionalidades principais alimentadas por aprendizagem automática (machine learning):
Ray Regeneration: Uma tecnologia concebida para reduzir o ruído visual nos raios de Ray Tracing, prometendo imagens mais nítidas e estáveis, num movimento semelhante ao Ray Reconstruction da concorrência.
Neural Radiance Caching: Um sistema que aprende o comportamento do rebatimento da luz nas cenas para prever resultados de iluminação, visando melhorar significativamente o desempenho sem sacrificar a fidelidade visual.
Geração de Quadros com IA: A evolução da tecnologia de interpolação de frames, agora assistida por IA para garantir maior fluidez com menos artefactos visuais.
Exclusividade para a série Radeon RX 9000
Um dos pontos mais controversos deste anúncio é a confirmação da exclusividade de hardware. Ao contrário das versões anteriores do FSR, que eram conhecidas pela sua ampla compatibilidade, o FSR Redstone exigirá o poder de processamento das novas placas gráficas Radeon RX 9000.
A justificação prende-se com a complexidade dos novos elementos da suite de software, que exigem uma aceleração de hardware dedicada e mais robusta, presente apenas na arquitetura destas GPUs mais recentes. Isto marca uma mudança na estratégia da empresa, que até agora privilegiava soluções abertas e agnósticas em termos de hardware.
Lançamento marcado com títulos de peso
A data oficial para a chegada desta tecnologia está marcada para o dia 10 de dezembro. O vídeo partilhado por Huynh, que evoca o estilo das introduções da Marvel Studios, exibe breves trechos de jogabilidade que sugerem os títulos de lançamento.
Embora a lista completa de jogos compatíveis deva ser detalhada no dia da estreia, as imagens confirmam praticamente a presença de Call of Duty: Black Ops 7 como um dos estandartes desta nova tecnologia. Resta agora aguardar pelo dia 10 de dezembro para ver como estas funcionalidades se comportam no mundo real e qual o impacto que terão na performance dos jogos compatíveis.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!