1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

airbus no ar

Uma diretiva urgente emitida pela Airbus, que ordenou a atualização imediata de software para 6.000 aviões do modelo A320, está a causar perturbações em voos por todo o mundo. Conforme nota a Reuters, este número representa mais de metade dos 11.300 jatos A320 que se encontram atualmente em operação. O modelo de fuselagem estreita é amplamente utilizado globalmente, sendo a American Airlines a sua maior operadora, com 480 unidades na sua frota.

Impacto nas operações globais

A magnitude desta operação técnica está a ter reflexos imediatos nas escalas das companhias aéreas. A American Airlines informou que 340 dos seus 480 aviões necessitam de ser atualizados, um processo que demora cerca de duas horas por aeronave, coincidindo com um dos fins de semana mais movimentados para viagens nos Estados Unidos. A transportadora afirmou à CNBC que espera ter a "esmagadora maioria" desses aviões prontos durante a noite, restando apenas um pequeno número por concluir a 29 de novembro.

O impacto desta medida estende-se também às transportadoras asiáticas que dependem fortemente dos A320 para voos de curta distância. No Japão, a ANA (All Nippon Airways) viu-se forçada a cancelar 95 voos domésticos previstos para sábado, uma situação que afetou mais de 13.000 passageiros.

Radiação solar corrompe dados de voo

A origem desta diretiva de emergência remonta a um incidente específico. A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiu uma Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência após um problema se ter manifestado num voo da JetBlue, no passado dia 30 de outubro.

A Airbus esclareceu que uma análise ao evento revelou "que a radiação solar intensa pode corromper dados críticos para o funcionamento dos controlos de voo". As erupções solares, ou explosões de radiação eletromagnética provenientes do sol, são fenómenos conhecidos por causarem apagões de rádio e perturbações nos sinais de satélite e GPS. Para prevenir futuras ocorrências e garantir a segurança das operações, os aviões afetados terão de reverter para uma versão anterior do seu software.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech