1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft Edge

A Microsoft está a preparar-se para implementar uma mudança significativa na interface do seu navegador, aproximando-o visualmente da sua aposta mais forte no campo da Inteligência Artificial. As versões de teste do navegador já começaram a exibir uma nova linguagem de design que vai buscar inspiração direta à aplicação do Copilot.

Esta alteração estética marca um afastamento do tradicional sistema Fluent Design, que a empresa tem utilizado em vários dos seus produtos, para abraçar uma identidade visual mais focada na IA.

Um novo visual familiar

As alterações já são visíveis para alguns utilizadores nas versões Canary e Dev do navegador. O objetivo parece ser criar uma coerência visual entre o navegador e a ferramenta de IA da empresa. De acordo com o Windows Central, estas modificações incluem uma secção de definições que é praticamente idêntica à da aplicação Copilot, bem como menus de contexto atualizados e uma nova página de "novo separador".

imagem da nova aba do edge com design do Copilot

Os utilizadores podem esperar encontrar cantos arredondados e a utilização das mesmas cores e tipos de letra que caracterizam a aplicação do assistente virtual. É importante notar que esta renovação da interface não está presa a nenhum "Modo Copilot" específico; trata-se de uma alteração transversal à aplicação, sugerindo que a Microsoft está decidida a uniformizar a sua linguagem de design, o que poderá indicar futuras alterações estéticas noutras propriedades web da empresa e até no próprio sistema operativo.

Evolução em vez de substituição

Esta estratégia alinha-se com as declarações de Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI, que no ano passado revelou que o caminho a seguir seria evoluir o Edge em vez de criar um navegador de raiz focado em IA. A ideia é criar "uma única experiência" integrada.

Ao integrar a linguagem de design do Copilot de forma mais profunda no navegador, a tecnológica de Redmond consegue transmitir a sensação de que o software está intrinsecamente focado em funcionalidades de inteligência artificial. Este design renovado, que o assistente recebeu após a integração da equipa da Inflection AI na Microsoft em 2024, assemelha-se bastante ao assistente "Pi" que a Inflection AI estava a desenvolver, destacando-se pela sua diferença face ao habitual aspeto do Windows.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech