1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Pentagano nos EUA

A tensão entre o Pentágono e as principais empresas de inteligência artificial está a aumentar. O governo norte-americano quer que marcas como a Anthropic permitam que as forças militares utilizem as suas tecnologias para "todos os fins legais". No entanto, a criadora do modelo Claude está a oferecer uma forte resistência a esta exigência, segundo um novo relatório do Axios.

A pressão do Pentágono sobre as tecnológicas

A administração de Donald Trump tem feito exigências semelhantes a outras gigantes do setor, incluindo a OpenAI, a Google e a xAI. De acordo com um funcionário do governo dos Estados Unidos, uma destas empresas já concordou com os termos propostos, enquanto outras duas demonstraram alguma flexibilidade nas negociações.

A Anthropic mantém-se como a voz mais discordante neste cenário. A empresa tem sido a mais resistente em ceder a um uso militar das suas plataformas sem as devidas restrições éticas.

Linhas vermelhas e a captura de Nicolás Maduro

Como resposta a esta recusa, o Pentágono estará a ameaçar cancelar o contrato de 200 milhões de dólares (cerca de 180 milhões de euros) que mantém com a tecnológica. As divergências não são recentes, existindo relatos desde janeiro de fortes desacordos entre os responsáveis da empresa e oficiais do Departamento de Defesa sobre como as plataformas de IA poderiam ser aplicadas.

O impacto destas ferramentas em operações reais já é conhecido. A tecnologia de IA foi utilizada pelas forças militares dos EUA na operação que levou à captura do então presidente venezuelano Nicolás Maduro, conforme avançado pelo The Wall Street Journal.

Apesar de a ferramenta ter sido aplicada no terreno, um porta-voz da empresa esclareceu que não existiram discussões sobre o uso específico da IA para operações com o Departamento de Guerra. A principal prioridade da marca foca-se nas suas Políticas de Utilização, destacando limites rígidos e inegociáveis no que toca à criação de armas totalmente autónomas e à vigilância doméstica em massa.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech