A empresa de segurança Bit Defender alertou para um novo malware em circulação online, que bloqueia e esconde os ficheiros do utilizador, pedindo em troca o pagamento de 80 euros pela ferramenta para a remoção do mesmo.
Segundo o comunicado emitido pela Bit Defender, o malware “faz crer aos utilizadores que têm problemas no disco duro e que, por isso, não podem ver os seus arquivos. Depois tenta vender-lhes uma ferramenta que, por 80 dólares, promete solucionar o problema”.
O malware, apelidado de Trojan.HiddenFilesFraud.A, oculta os ficheiros do utilizador e bloquia alguns comandos do teclado, com o objectivo de enganar os utilizadores que não possuem acesso ao computador.
O malware propaga-se sobre outro, o worm Win32.Brontok.AP, normalmente encontrado em dispositivos de armazenamento amovível. O utilizador, ao abrir uma pasta infectada pelo worm, activa igualmente o trojan.
A empresa de segurança recomenda que as unidades móveis sejam analisadas quando ligadas em computadores de terceiros e que seja evitado o download de aplicações ou ficheiros sobre mensagens de alarme.