1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


A empresa de segurança Bit Defender alertou para um novo malware em circulação online, que bloqueia e esconde os ficheiros do utilizador, pedindo em troca o pagamento de 80 euros pela ferramenta para a remoção do mesmo.

Segundo o comunicado emitido pela Bit Defender, o malware “faz crer aos utilizadores que têm problemas no disco duro e que, por isso, não podem ver os seus arquivos. Depois tenta vender-lhes uma ferramenta que, por 80 dólares, promete solucionar o problema”.

O malware, apelidado de Trojan.HiddenFilesFraud.A, oculta os ficheiros do utilizador e bloquia alguns comandos do teclado, com o objectivo de enganar os utilizadores que não possuem acesso ao computador.
O malware propaga-se sobre outro, o worm Win32.Brontok.AP, normalmente encontrado em dispositivos de armazenamento amovível. O utilizador, ao abrir uma pasta infectada pelo worm, activa igualmente o trojan.

A empresa de segurança recomenda que as unidades móveis sejam analisadas quando ligadas em computadores de terceiros e que seja evitado o download de aplicações ou ficheiros sobre mensagens de alarme.

Esse é o típico scareware, ameaça criada para assustar as vítimas e fazê-las tomar atitudes pouco sábias.

Quando eu tinha o Windows XP no meu computador eu fui vítima de um malware parecido com este. Apareciam mensagens dizendo que o meu computador estava infectado e eu precisava baixar um determinado antivírus para ficar protegido.

Eu não baixei o antivírus recomendado pela tal mensagem. Instalei um programa de confiança e finalmente fiquei livre do transtorno.

Exacto, na maioria das vezes um bom programa resolve.
No entanto, em novos malwares, pode ainda não ter sido criada "uma vacina" e a resolução é mais complicada...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech