1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Meta logo

A Meta começou a disponibilizar uma nova ferramenta experimental de compras aos seus utilizadores nos Estados Unidos. A novidade foi inicialmente avançada pela Bloomberg, que obteve a confirmação oficial da empresa sobre a fase de testes, embora não tenha sido adiantada uma data para o lançamento global.

Até ao momento, a funcionalidade parece estar limitada aos navegadores de computador. Os utilizadores selecionados para este teste conseguem perceber que têm acesso à ferramenta ao identificarem um novo botão de pesquisa de compras integrado diretamente na caixa de texto da assistente virtual.

Como funciona a nova pesquisa inteligente

Quando pedes sugestões de produtos, o sistema apresenta um carrossel visual interativo. Este espaço mostra imagens dos artigos, os respetivos preços, detalhes sobre a marca e ligações diretas para a loja online. Adicionalmente, a inteligência artificial faculta uma breve explicação sobre o motivo pelo qual recomendou cada um dos artigos.

A ferramenta vai mais longe ao personalizar as respostas com base na informação do utilizador. Se o sistema tiver acesso a dados como o género e a localização, os resultados são ajustados à medida. Durante as demonstrações, a assistente recomendou casacos acolchoados de senhora de lojas que efetuam envios específicos para Nova Iorque, adaptando-se em tempo real ao perfil apresentado. O processo de pagamento, no entanto, não acontece na interface da plataforma, sendo sempre necessário clicar nas hiperligações para concluir a encomenda no site da loja.

A corrida ao comércio eletrónico com inteligência artificial

Este desenvolvimento não é totalmente surpreendente. No início do ano, Mark Zuckerberg já tinha revelado aos investidores que a empresa estava a preparar o lançamento de ferramentas de compras baseadas em agentes autónomos.

A introdução desta funcionalidade é também uma resposta direta à concorrência, que já conta com soluções idênticas no mercado. A OpenAI estreou o seu assistente de compras dedicado para o ChatGPT pouco antes da Black Friday do ano passado. Esse lançamento aconteceu praticamente em simultâneo com as ofertas comerciais que a Google preparou para o Gemini e com as soluções de compras da Perplexity, sublinhando a importância crescente do comércio eletrónico no setor tecnológico.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech