1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

comando da Xbox em smartphone

O ambicioso projeto da Microsoft para criar uma loja de videojogos móvel da Xbox, destinada a rivalizar diretamente com a Apple e a Google, parece ter encontrado um novo obstáculo. Embora a empresa tenha revelado este plano pela primeira vez em 2022, com a promessa de um lançamento oficial para meados de 2024, indícios recentes sugerem que o desenvolvimento foi colocado em modo de espera.

A descoberta foi feita pelo programador do Better xCloud, conhecido como redphx, que notou que o endereço eletrónico (URL) utilizado pela Microsoft para testar a loja nos últimos anos deixou de estar funcional. Segundo avançou o portal The Verge, o site não recebia atualizações há quase um ano antes de desaparecer por completo da rede.

As barreiras das lojas oficiais e a estratégia europeia

A ideia original da Microsoft passava por criar um ecossistema aberto que competisse com as regras rigorosas da App Store e da Play Store. No entanto, estas mesmas restrições têm impedido a gigante tecnológica de concretizar o seu sonho de uma loja Xbox nativa para dispositivos móveis. A empresa chegou a ponderar uma versão baseada apenas na web para oferecer descontos em itens dentro dos jogos, mas até essa alternativa parece ter estagnado.

Asha Sharma, atual CEO da Microsoft Gaming, sublinhou recentemente que a competição no mercado móvel continua a ser uma prioridade. Apesar de o projeto estar atualmente num impasse, Sharma garantiu que a ideia de uma loja móvel da Xbox não está morta, defendendo que o futuro dos videojogos deve ser mais aberto e acessível em qualquer ecrã.

O impacto das decisões judiciais no futuro do projeto

A esperança da Microsoft reside agora no desfecho de várias batalhas legais, nomeadamente o processo da Epic Games contra a Google. Uma decisão favorável nos tribunais dos EUA, ou a aplicação total da Lei dos Mercados Digitais na Europa, poderá forçar a abertura dos sistemas operativos móveis, permitindo que lojas de terceiros sejam instaladas com maior facilidade.

Atualmente, a Microsoft está a tentar convencer a justiça de que a solução ideal seria a inclusão da loja Xbox diretamente dentro da loja oficial do Android. Enquanto aguarda por estas mudanças estruturais no mercado, a empresa continua a preparar as suas ofertas de consumo, na expectativa de que, mais tarde ou mais cedo, as barreiras nos telemóveis acabem por cair.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech