1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


A Wikimedia Foundation encontra-se a testar uma nova ferramenta de edição de artigos para a Wikipédia, com vista a facilitar a edição e criação de artigos por parte dos utilizadores.

Este editor é baseado numa interface gráfica, que permite visualizar, de modo directo, as alterações efectuadas. De acordo com a fundação, citada pelo jornal SOL, «este editor visual é um novo ambiente de edição que não necessita que toda a gente aprenda a nossa linguagem de marcação especial para contribuir nos nossos projectos».
Num post publicado no blog da organização, esta refere que «apesar de ser possível aprender o que estes [componentes de edição] são e a utilizá-los bem, muitos dos nossos editores, mais concretamente os novos editores, querem contribuir com conteúdos, não aprender formatação técnica».

Desta forma a organização pretende tornar «o processo de aprendizagem sobre como editar [a Wikipédia] tão trivial, de forma a que os nossos voluntários, com ou sem experiência, possam concentrar-se no que pretendem editar», recorrendo assim um sistema que faça com que «contribuir para um wiki seja tão fácil e natural como outros sistemas de edição modernos».

Para os interessados, a organização colocou uma versão de testes disponível online, no link https://www.mediawiki.org/wiki/VisualEditor:Welcome .

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech