1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Facebook estaria a integrar filtro para contornar encriptação do WhatsApp
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Facebook estaria a integrar filtro para contornar encriptação do WhatsApp em Ter 6 Ago 2019 - 10:04

DJPRMF

WhatsApp icone

O Facebook volta a ficar envolto em polémica derivado da privacidade e segurança dos seus serviços, desta vez relativamente ao WhatsApp. De acordo com recentes informações, existem rumores que o Facebook terá integrado um filtro no WhatsApp capaz de recolher as mensagens privadas dos utilizadores, contornando a encriptação ponta a ponta que (supostamente) a app utiliza.

De acordo com a revista Forbes, o Facebook possui a capacidade de contornar a encriptação aplicada no WhatsApp com vista a recolher as mensagens do serviço e até reencaminhar as mesmas para um servidor próprio da empresa.

Ou seja, a confirmar-se, o sistema de encriptação de mensagens do WhatsApp teria uma falha de segurança propositada, integrada pelo próprio Facebook para ter acesso a qualquer mensagem enviada na plataforma.

Supostamente, este sistema teria como objetivo ser utilizado para analisar mensagens de forma automática e realizar a moderação de conteúdos na plataforma, sendo que as mensagens seriam analisadas por sistemas de Inteligência Artificial quando determinados termos fossem identificados – de forma a validar possíveis casos de abuso na utilização do serviço.

Este caso começou a ganhar relevo desde meados de Maio, aquando o evento F8 do Facebook destinado a programadores. No mesmo, Mark Zuckerberg revelou que a empresa estaria a realizar avanços na área da moderação de conteúdos no WhatsApp, e que este processo poderia – no futuro – vir a ser feito diretamente nos equipamentos dos utilizadores, sem que a empresa tivesse acesso aos conteúdos das mensagens diretamente.

WhatsApp encriptação

Ainda no mesmo mês, o fundador da rede social também afirmou que a plataforma encontra-se a desenvolver métodos de identificar potenciais criminosos detetando padrões de atividade por meios alternativos à da analise de mensagens – tendo em conta que, supostamente, não seria possível o acesso ao conteúdo das mesmas. Isto seria algo válido tanto para o WhatsApp como para o Messenger diretamente.

No entanto, a empresa nega que esteja a desenvolver ou planear medidas para contornar a encriptação de conteúdos oferecida pelo WhatsApp. Segundo Will Cathcart, vice-presidente do WhatsApp, contornar a encriptação das mensagens seria algo bastante óbvio e detectável para o utilizador, além de ir contra os planos da empresa. Por este motivo, a empresa refere não ter planos de implementar algo do género.

Seja como for, o Facebook ainda será a entidade que terá a resposta final face a este ponto. Apesar de o WhatsApp afirmar, para já, que não existe nenhum plano de contornar a encriptação das mensagens, a decisão final será da responsabilidade do Facebook e de Mark Zuckerberg.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech