1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Tribunal Europeu diz que é legal espiar quem usa sites de P2P
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Tribunal Europeu diz que é legal espiar quem usa sites de P2P em Ter 18 Jan 2011 - 14:41

DJPRMF

Responder Download-8787
O Tribunal Europeu deu razão a uma associação de defesa dos direitos de autor belga, que exigiu a uma operadora de telecomunicações a instalação de filtros que detetam downloads piratas. A posição foi fundamentada numa diretiva da Comissão Europeia.

Em 2004, a Sociedade de Gestão de Direitos de Autor belga (SABAM) recorreu à justiça belga com o objetivo de obrigar o servidor de acesso à Net Scarlet a adotar um sistema de filtros que permite detetar a partilha de cópias ilegais de filmes, vídeos, ou software.

Com este mecanismo, os representantes dos direitos de autor poderiam assim identificar os subscritores da Scarlet que promovem ou recorrem à pirataria na Net.

Os tribunais belgas deram razão à SABAM, mas a operadora Scarlet não se conformou e, de recurso em recurso, o caso chegou ao Tribunal Europeu.

E mais uma vez, a Scarlet voltou a perder: de acordo com o El Pais, o veredicto do Tribunal Europeu recorda que nada impede que um tribunal nacional ordene a um ISP a instalação de filtros que monitorizam a transferência de ficheiros protegidos pelos direitos de autor.

Para dar substância ao veredicto, o Tribunal Europeu recorreu a uma diretiva europeia que admite o uso de filtros que monitorizam o tráfego dos internautas, desde que essa medida seja tomada por ordem de um juiz e tenha em conta a proporcionalidade dos meios e os vários direitos em jogo.

A decisão, que promete tornar-se histórica no panorama da luta contra a pirataria na UE, está longe de gerar consenso entre os Estados-Membros: enquanto o Governo belga admite, sob certas circunstâncias, permitir o uso de filtros do tráfego na Net, os executivos da Finlândia e Holanda já fizeram saber que não estão dispostos a aceitar essa opção.

Em Portugal, o atual Governo anunciou, no final de 2010, o desenvolvimento de software que permite detetar a partilha de cópias piratas na Net.
Fonte: Exame Informática



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech