
O código-fonte de várias aplicações da fabricante de automóveis Nissan, nomeadamente de apps internas da empresa e desenvolvidas para alguns dos seus veículos, encontra-se a ser disponibilizado pela Internet depois de a empresa ter configurado incorretamente alguns dos seus servidores Git.
De acordo com o portal ZDNet, a empresa teria alguns dos seus repertórios Git incorretamente configurados, levando a que estivessem expostos para a Internet com os dados de login padrão do sistema: admin/admin. Isto levou a que o código fonte das aplicações estivesse totalmente disponível para qualquer um poder analisar.
Apesar de a Nissan ter removido o servidor Git de utilização pouco depois da falha ter sido descoberta, não terá sido a tempo de impedir que o código-fonte de dezenas de aplicações da empresa tivesse sido roubado e partilhado em várias plataformas online. A Nissan já informou que se encontra a analisar o caso, e que possui conhecimento sobre a possível distribuição do código-fonte.
A disponibilização pública deste código-fonte pode levar a vários prejuízos para a empresa, sobretudo no facto que podem ser descobertas formas de contornar meios de segurança implementados pela mesma nas aplicações, ou até vulnerabilidades que podem ser exploradas para outros fins.