1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Colonial Pipeline terá pago 5 milhões de dólares aos hackers
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Colonial Pipeline terá pago 5 milhões de dólares aos hackers em Qui 13 maio 2021 - 16:32

DJPRMF

Oleodutos ativos

A empresa Colonial Pipeline, que durante esta semana tinha sido o alvo de um forte ataque de ransomware que paralisou os seus oleodutos nos EUA, terá pago mais de 5 milhões de dólares para os hackers responsáveis pelo ataque.

De acordo com o portal Bloomberg, a empresa terá efetivamente pago aos responsáveis pelo ataque de ransomware de forma a recuperar o acesso aos seus ficheiros e sistemas. Esta notícia surge depois de várias fontes terem afirmado que a empresa não possuía intenções de realizar o pagamento a essa entidade.

No entanto, segundo as informações agora obtidas, a empresa terá pago a quantia exigida pelos atacantes poucas horas depois de o ataque ter sido realizado, através de criptomoedas. Um dos motivos apontados que levaram a empresa a pagar aos atacantes terá sido a forte pressão por parte das autoridades locais e do governo local das regiões que viriam a ser afetadas.

Além disso, a mesma fonte aponta ainda que as autoridades e o governo dos EUA encontra-se com conhecimento que a Colonial realizou o pagamento nas primeiras horas do ataque.

Quando o pagamento foi realizado, os hackers forneceram as ferramentas para permitir a desencriptação dos conteúdos e restauro das atividades nos sistemas afetados – algo que a empresa ainda se encontra a realizar. No entanto, a ferramenta para desencriptar os dados era de tal forma lenta que a empresa ainda continuou a usar os backups que mantinha para restaurar os conteúdos.

De relembrar que as autoridades apontam o grupo de hackers “DarkSide” como sendo os responsáveis por este ataque, sendo que a informação também foi paga para evitar a divulgação publica dos documentos que terão sido roubados no ataque.

É importante relembrar também que autoridades como o FBI desaconselham fortemente as empresas a realizarem o pagamento de ataques de ransomware, tendo em conta que nem sempre os atacantes acabam por levar a cabo as suas promessas ou até efetivamente desbloquearem o acesso aos ficheiros.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech