1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Vodafone lidera consórcio no PPR para ajudar a testar e desenvolver produtos 5G
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vodafone lidera consórcio no PPR para ajudar a testar e desenvolver produtos 5G em Sex 31 Mar 2023 - 12:29

DJPRMF

Vodafone em dispositivo 5G

O consórcio que junta Vodafone, Capgemini e Ericsson apresentou esta sexta-feira um polo de inovação, constituído no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e destinado a apoiar as empresas no desenvolvimento de novos produtos e serviços na área do 5G e nas futuras gerações de redes de comunicações.

Através da test bed Vodafone Boost Lab, que hoje foi dada a conhecer em Aveiro na apresentação da Rede Nacional de Test Beds, serão disponibilizados os recursos necessários para que as empresas (em especial PMEs e start-ups), possam desenvolver, experimentar, testar e validar produtos e serviços inovadores, assentes no 5G e nas próximas gerações de redes de comunicações, contribuindo para aumentar o nível de preparação tecnológica, apoiando a entrada no mercado daqueles produtos e serviços.

Com este projeto, Vodafone, Capgemini e Ericsson garantem o acesso à rede com tecnologia 5G, dinamizam, promovem e fazem o scouting dos pilotos, suportam a cobertura de rádio 5G e asseguram, através de plataforma aberta, as necessidades de integração tecnológica das empresas aderentes. Além de um espaço físico, a ser disponibilizado na sede da Vodafone, em Lisboa, na primeira metade do ano, o Vodafone Boost Lab terá uma componente móvel que levará até às empresas as ferramentas de teste e certificação necessárias, para aplicação em ambiente real.

O polo agora anunciado está integrado na Rede Nacional de Test Beds, concebida para aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis e, através da partilha de experiências, estimular a transição digital das PME. Com um horizonte de funcionamento de médio-longo prazo, o Vodafone Boost Lab assume o compromisso de apoiar o percurso de uma variedade de produtos e serviços-piloto, nas áreas da Saúde Digital, Media e Entretenimento e Futuro da Mobilidade, até ao mercado.

“Neste novo projeto, somamos o nosso know-how de 30 anos e a nossa experiência no 5G (muito anterior ao lançamento comercial desta nova tecnologia) às reconhecidas competências da Ericsson e da Capgemini. De forma cooperativa, juntamos vontades, esforços e recursos para ajudarmos as PME a acelerar a transição digital, robustecer a competitividade e impulsionar a produtividade do tecido empresarial português. Esta é uma oportunidade única criada pelo PRR em que, embora apostados no 5G e no seu potencial, com o Vodafone Boost Lab estamos já hoje a capacitar a economia nacional e os seus produtos a pensar nas futuras gerações de redes. É o melhor contributo que podemos dar ao Portugal do futuro”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

“Das empresas aos consumidores, e abrangendo quase todos os setores, a conectividade móvel e a tecnologia 5G estão a expandir a tecnologia para limites inimagináveis, permitindo a maior plataforma de inovação de todos os tempos. A criação desta test bed em Portugal, em conjunto com a Vodafone e a Capgemini, irá libertar o potencial do 5G para a economia e sociedade portuguesas, permitindo que as PME e start-ups beneficiem da sua abertura, tecnologia de ponta e expertise”, Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal.

“A Capgemini tem assumido um papel pioneiro na identificação, investigação, conceptualização e desenvolvimento de casos de uso de rede 5G, com o objetivo último de capacitar os nossos, e os dos nossos, clientes com soluções inovadoras de valor acrescentado para as suas atividades e negócio. É por isso, com entusiasmo, que fazemos parte deste projeto único em conjunto com parceiros de referência como a Vodafone e a Ericsson. Esta test bed vai permitir-nos suportar o desenvolvimento de serviços inovadores para as indústrias e permitir-lhes a criação de novas fontes de receita e/ou eficiência operacional. Foi também para ajudarmos os nossos clientes a responder eficazmente a estes novos desafios, que a Capgemini fortaleceu o seu portfólio de 5G e Edge Computing, para a Indústria Inteligente, com a criação de um ativo estratégico no Fundão: os Laboratórios 5G e a oferta 5G Lab-As-A-Service (LaaS) que agora também capitalizamos através desta iniciativa. Acima de tudo, este projeto ambiciona contribuir diretamente para o desenvolvimento coletivo de Portugal, traduzindo o potencial tecnológico das novas gerações tecnológicas em benefícios concretos”, afirma Maria da Luz Penedos, Managing Director da Capgemini Engineering em Portugal.

O projeto desenvolvido por este consórcio integrará o ecossistema colaborativo que se articula com os outros test beds e com a restante rede de inovação composta pelos Digital Innovation Hubs e Zonas Livres Tecnológicas. Adicionalmente, será potenciado por uma vasta rede de parceiros e fornecedores, através do seu know-how, do apoio dado à incubação de ideias e à definição de estratégias de colocação no mercado, ou da disponibilização do acesso a infraestrutura de última geração.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech