1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Autoridades alertam para ataques do grupo de ransomware Play
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Autoridades alertam para ataques do grupo de ransomware Play em Seg 18 Dez 2023 - 16:48

DJPRMF

hacker em frente de sistemas

O FBI deixou recentemente o alerta que o grupo de ransomware Play, entre Junho de 2022 e Outubro de 2023, terá atacado mais de 300 organizações a nível global, entre as quais encontram-se as associadas com infraestruturas críticas em várias áreas.

De acordo com as autoridades, este grupo em particular tem vindo a aumentar consideravelmente os seus ataques, e a afetar um largo número de entidades com objetivos financeiros, em praticamente todos os continentes.

As autoridades afirmam que pelo menos 300 empresas terão sido afetadas, mas possivelmente o valor será muito superior, tendo em conta todas as entidades que não reportam os ataques.

As atividades deste grupo de ransomware começaram a aumentar em Junho de 2022, altura em que as primeiras vítimas também começaram a surgir. Ao contrário dos grupos de ransomware habituais, este foca-se em comunicações via email, sendo que será o principal meio de contacto para as entidades afetadas tentarem resgatar os ficheiros.

Depois do ransomware ser instalado na rede, o grupo foca-se em encriptar os conteúdos principais da entidade, e a tentar extorquir as mesmas com pagamentos avultados. O grupo tenta ainda recolher dados considerados sensíveis das empresas, que usa depois como moeda de troca para o resgate.

O grupo tem vindo a intensificar os seus ataques, com foco em grandes instituições de diversos países. Recentemente o grupo foi responsável por ataques à empresa Rackspace, a instituições da cidade de Oakland e outras de destaque.

As autoridades recomendam que as empresas apliquem medidas de proteção para garantirem que todo o software que usam encontra-se atualizado, e que falhas conhecidas são corrigidas. É ainda fundamental que sejam aplicadas práticas de segurança e que os funcionários tenham lições básicas de cibersegurança.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech