1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » TSMC enfrenta multa de mil milhões por fornecer inadvertidamente a Huawei
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

TSMC enfrenta multa de mil milhões por fornecer inadvertidamente a Huawei em Qua 9 Abr 2025 - 15:59

DJPRMF

TSMC

A TSMC, um dos maiores nomes na indústria de semicondutores a nível mundial, poderá enfrentar uma pesada multa de mil milhões de dólares (aproximadamente 930 milhões de euros) por parte das autoridades norte-americanas. A sanção está relacionada com a produção de hardware que, alegadamente, acabou por ser integrado em equipamentos da Huawei, empresa chinesa que se encontra sob fortes restrições comerciais impostas pelos EUA.

A Ligação Indireta a Huawei via Sophgo

O chip em questão foi originalmente fabricado pela TSMC para a empresa chinesa Sophgo. No entanto, investigações posteriores revelaram que este componente correspondia ao utilizado no processador de inteligência artificial (IA) de ponta da Huawei, o Ascend 910B.

Fontes citadas pela Reuters indicam que a TSMC pode ter violado as restrições de controlo de exportação dos EUA ao fornecer estes chips à Sophgo, que posteriormente os terá encaminhado para a Huawei. É esta triangulação que serve de base para a potencial multa avultada que os EUA pretendem aplicar.

Violação das Regras de Exportação dos EUA

Embora a TSMC seja uma empresa sediada em Taiwan, está sujeita aos controlos de exportação norte-americanos porque utiliza tecnologia dos EUA no seu processo de fabrico de semicondutores. Consequentemente, a empresa está impedida de fornecer chips diretamente à Huawei, bem como certos tipos de semicondutores avançados a qualquer entidade chinesa, sem obter uma licença específica das autoridades americanas.

De acordo com a regulamentação, as coimas por violação podem atingir o dobro do valor das transações ilícitas. O valor de mil milhões de dólares avançado para a multa sugere que a transação original entre a TSMC e a Sophgo poderá ter ascendido a cerca de 500 milhões de dólares. Em termos comparativos, as receitas da TSMC em 2024 aproximaram-se dos 43 mil milhões de dólares, segundo dados do Companies Market Cap.

Investigação em Curso e a Posição da TSMC

A entidade responsável pela investigação é o Departamento de Comércio dos EUA. A TSMC, por seu lado, reafirmou o seu compromisso em cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis, salientando que não fornece diretamente a Huawei desde setembro de 2020. A fabricante taiwanesa declarou ainda que está a colaborar ativamente com o Departamento de Comércio na investigação, uma postura que poderá, potencialmente, levar a uma redução da multa final.

Consequências da Descoberta

A identificação do hardware da TSMC dentro de um produto da Huawei foi feita pela empresa canadiana TechInsights. Esta descoberta colocou a TSMC sob um escrutínio mais intenso por parte dos EUA, que continuam a tentar impedir que a Huawei obtenha acesso a hardware fabricado com tecnologia americana.

Após esta revelação, a TSMC suspendeu os envios para a Sophgo. Pouco depois, os EUA adicionaram a Sophgo à sua lista de entidades restritas ("blacklist"). Além disso, o Departamento de Comércio norte-americano instruiu a TSMC a interromper o fornecimento à China de chips com processo de fabrico inferior a 7 nanómetros.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech