1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Prepare-se: a IA da Meta vai começar a meter conversa consigo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Prepare-se: a IA da Meta vai começar a meter conversa consigo em Sex 4 Jul 2025 - 9:43

DJPRMF

Meta logo em destaque

Desde a ascensão meteórica do ChatGPT, os chatbots tornaram-se uma presença constante no nosso dia a dia digital. No entanto, a Meta parece querer levar a interação a um novo nível, planeando tornar os seus assistentes de Inteligência Artificial (IA) significativamente mais proativos e... faladores.

Documentos internos, a que o Business Insider teve acesso, revelam que a gigante tecnológica está a treinar os seus chatbots para que possam enviar mensagens aos utilizadores por iniciativa própria, recuperando tópicos de conversas anteriores.

Project Omni: a IA que não o deixa em "visto"

Conhecida internamente como "Project Omni", esta iniciativa tem como principal objetivo aumentar a retenção e o envolvimento dos utilizadores, oferecendo-lhes mais valor. Imagine o cenário: dias depois de uma conversa, o assistente da Meta poderia perguntar-lhe se descobriu algum compositor novo ou se precisa de sugestões de filmes para a noite.

Um porta-voz da Meta confirmou estes planos, explicando que a empresa está a testar mensagens de seguimento com as IAs no Meta AI Studio. "Depois de o utilizador iniciar uma conversa, as IAs no Meta AI Studio podem fazer um acompanhamento para partilhar ideias ou fazer perguntas adicionais. Isto permite continuar a explorar tópicos de interesse e ter conversas mais significativas com as IAs nas nossas aplicações", afirmou o porta-voz.

Para dar vida a estes assistentes, a Meta está a colaborar com a Alignerr, uma empresa de rotulagem de dados. Os seus contratados estão a ajudar a construir diferentes "personas" que podem interagir com os utilizadores, permitindo no futuro a criação de chatbots personalizados e especializados em áreas concretas, como responder a mensagens de fãs nas redes sociais da Meta.

Existem regras para a conversa

Apesar de o projeto estar em desenvolvimento ativo e ser considerado de "longo prazo", já foram estabelecidas diretrizes claras para evitar que esta proatividade se torne inconveniente.

Um chatbot só poderá enviar uma mensagem de seguimento se:

  • A conversa original tiver sido iniciada pelo utilizador.

  • O utilizador tiver enviado, pelo menos, cinco mensagens ao chatbot nas duas semanas anteriores.

  • A mensagem de seguimento for enviada num prazo máximo de 14 dias após a conversa original.

Além disso, se o utilizador não responder a esta primeira mensagem de seguimento, o chatbot não enviará mais nenhuma. As diretrizes enfatizam ainda que a conversa deve ser positiva, personalizada, evitar conteúdo sensível ou prejudicial e referir-se a algo concreto de diálogos anteriores.

Resta saber se esta nova abordagem à interação com assistentes virtuais irá alterar a forma como nos relacionamos com a tecnologia no nosso quotidiano.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech