
A Mozilla lançou o Firefox 141, uma nova atualização de funcionalidades para o seu popular navegador que introduz várias novidades e melhorias há muito solicitadas pelos utilizadores. A atualização já se encontra disponível no repositório da Mozilla e começará a ser distribuída para as instalações existentes a partir de amanhã, dia 22 de julho, data em que também ficará disponível no site oficial.
Grupos de separadores automáticos com IA
A grande novidade do Firefox 141 é a introdução de grupos de separadores automáticos com recurso a Inteligência Artificial. Esta funcionalidade permite que o navegador agrupe separadores de forma automática e sugira nomes para cada grupo com base no conteúdo das páginas. A Mozilla destaca que todo o processamento de IA é realizado localmente no dispositivo do utilizador, garantindo assim uma maior privacidade. Esta funcionalidade será implementada de forma gradual para todos os utilizadores.
Melhorias na interface e para utilizadores Linux
Para quem utiliza os separadores na vertical, é agora possível ajustar o espaço dedicado aos mesmos. A área de ferramentas na parte inferior da barra lateral pode ser expandida ou reduzida simplesmente arrastando o divisor. As ferramentas que não couberem no espaço ajustado ficarão disponíveis através de um menu de excesso.
Os utilizadores de Linux recebem também boas notícias. O Firefox passa a consumir menos memória e deixa de exigir um reinício forçado após uma atualização realizada através de um gestor de pacotes. Para os utilizadores do Windows 11, o navegador passa a utilizar os ícones de fonte fornecidos pelo próprio sistema para os botões da janela.
Suporte para WebGPU e outras novidades
Outra mudança significativa nesta versão é o suporte para WebGPU no Windows. Isto permite que os websites utilizem o poder da placa gráfica para realizar tarefas mais exigentes, como a renderização de gráficos 3D complexos ou cálculos pesados.
O Firefox 141 inclui ainda outras melhorias, tais como:
Suporte para o preenchimento automático de moradas no Brasil, Espanha e Japão.
A capacidade de usar a barra de endereços como um conversor de unidades (comprimento, temperatura, massa, força, fusos horários e medições angulares).
Um dicionário de catalão integrado para a versão valenciana do Firefox.
Novos idiomas para o Firefox Translate: albanês, gujarati, hebraico, hindi, canarim, malaio, malaiala, persa e telugu.
Como é habitual, a mais recente atualização do Firefox traz também um conjunto de correções de segurança. As notas de lançamento completas, bem como as informações para utilizadores empresariais, serão tornadas públicas no dia 22 de julho.