
Parece que o YouTube está finalmente a levar à sua aplicação de TV a tão aguardada funcionalidade com Inteligência Artificial que permite saltar diretamente para as partes mais interessantes de um vídeo. A novidade foi avançada por Mishaal Rahman do Android Authority, que reporta que a funcionalidade "Jump Ahead", um exclusivo para subscritores do YouTube Premium, surgiu no seu Nvidia Shield TV. Até agora, esta vantagem estava limitada às plataformas web e móvel do YouTube.
A função "Jump Ahead" oferece aos utilizadores uma forma simples de avançar automaticamente para os melhores momentos de um vídeo, utilizando IA para analisar os segmentos mais vistos e para os quais os espectadores normalmente saltam. O YouTube começou a testar esta tecnologia no ano passado, antes de a lançar oficialmente para os subscritores Premium na web e nos telemóveis, deixando até agora os que preferem assistir no ecrã grande a aguardar.
Como funciona esta "magia" na sua televisão
Nos dispositivos móveis, os subscritores Premium podem ativar o "Jump Ahead" com um toque duplo no botão de avanço rápido. No entanto, o funcionamento é diferente nas televisões. De acordo com a página de suporte do YouTube, os utilizadores devem pressionar a seta para a direita no seu comando para ver a próxima secção mais popular, que é indicada por um ponto na barra de progresso. Ao pressionar novamente a seta para a direita, o vídeo salta para esse ponto específico, em vez de avançar os habituais dez segundos.
Segundo Rahman, ao utilizar a função, surge no ecrã uma mensagem a indicar "A saltar secção frequentemente ignorada" ("Jumping over commonly skipped section").
Lançamento gradual e ainda sem anúncio oficial
Embora a página de suporte do YouTube confirme que o "Jump Ahead" já está "disponível na Sala de Estar" ("available on Living Room"), a escala e o ritmo do lançamento ainda não são claros. A funcionalidade não parece estar amplamente disponível em todas as televisões e o YouTube ainda não fez um anúncio oficial de lançamento.
No entanto, os relatos continuam a surgir. Um utilizador no Reddit afirmou ter visto a funcionalidade aparecer na sua Smart TV da Samsung, e o site Android Police também a detetou num dispositivo com Google TV. A Google já foi contactada para prestar esclarecimentos sobre a disponibilidade desta nova ferramenta.