1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Vivaldi declara guerra à IA e promete manter a navegação 'humana'
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vivaldi declara guerra à IA e promete manter a navegação 'humana' em Sex 29 Ago 2025 - 10:05

DJPRMF

Vivaldi contra IA

Numa altura em que a indústria tecnológica parece determinada a integrar inteligência artificial generativa em todos os produtos, desde televisões a aplicações de arte digital, uma empresa de navegadores de internet rema contra a maré. A Vivaldi tomou uma posição firme contra a tendência, defendendo que a experiência de navegar na web deve permanecer centrada no utilizador e não ser delegada a algoritmos.

Enquanto gigantes como a Samsung, Microsoft, Google e Opera aceleram para incorporar assistentes de IA nos seus produtos, a Vivaldi opta por um caminho diferente, com uma mensagem clara: "mantenha a navegação humana".

Uma experiência ativa de exploração

Numa publicação no blogue oficial da empresa, Jon von Tetzchner, cofundador e CEO da Vivaldi, argumenta que a navegação na web é, por natureza, uma experiência "ativa". Segundo o executivo, os navegadores com IA transformam a alegria da "exploração" em "espetadores passivos", diminuindo o envolvimento e a curiosidade do utilizador.

A promessa dos navegadores com IA é automatizar tarefas que alguns podem considerar aborrecidas, como fazer uma reserva para jantar ou criar uma lista de compras. Tetzchner critica diretamente o Google Chrome com a integração do Gemini e o Microsoft Edge com o seu recém-lançado "Modo Copilot", que redesenha completamente a experiência de navegação em torno do assistente de IA.

Os riscos de um intermediário digital

Para o CEO da Vivaldi, este modelo apresenta riscos significativos, uma vez que os utilizadores passam a depender de um intermediário para processar o conhecimento por eles. Isto levanta questões importantes sobre quem controla essa informação e como essa empresa a rentabiliza, para além do perigo de desinformação.

Tetzchner apoia a sua tese com um estudo do Pew Research que indica que os utilizadores clicam menos nos resultados de pesquisa tradicionais quando um sumário gerado por IA é apresentado.

A promessa da Vivaldi

Para os utilizadores que sentem uma "fadiga de IA", a Vivaldi garante que não irá adicionar funcionalidades como chatbots baseados em LLM, sumários de páginas web ou preenchimento de formulários com IA, pelo menos "até que sejam desenvolvidos métodos melhores".

A empresa não se opõe a toda a inteligência artificial, reconhecendo que "o campo da aprendizagem automática em geral continua a ser entusiasmante e pode levar a funcionalidades que são realmente úteis". No entanto, a sua posição é clara: "Estamos a tomar uma posição, escolhendo os humanos em vez do 'hype', e não transformaremos a alegria de explorar em espetadores passivos. Sem exploração, a web torna-se muito menos interessante. A nossa curiosidade perde oxigénio e a diversidade da web morre."



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech