
O recente adiamento de Grand Theft Auto 6 deixou muitos fãs desanimados. A espera pelo próximo colosso da Rockstar Games parece interminável. Mas, para dar alguma perspectiva, vale a pena recordar o verdadeiro campeão de todos os tempos dos atrasos: um jogo cuja produção foi tão caótica que acabou no Livro de Recordes do Guinness.
Quando a notícia do adiamento do GTA 6 se tornou oficial, a própria conta do Guinness World Records não perdeu tempo a lembrar quem detém a coroa: Duke Nukem Forever.
O recorde embaraçoso de Duke Nukem Forever
Este é um nome que ainda hoje causa arrepios aos jogadores mais veteranos. O jogo da 3D Realms foi anunciado oficialmente a 28 de abril de 1997. A sua data de lançamento efetiva? 10 de junho de 2011.
Foram 14 anos e 43 dias de espera. Para se ter uma ideia, o jogo foi prometido ao mundo logo após o sucesso de Duke Nukem 3D (1996) e deveria ter saído no Natal de 1998. Quando finalmente chegou às lojas, foi um fracasso crítico e comercial monumental.
Uma receita para o "inferno de desenvolvimento"
Mas o que pode correr tão mal para um computador demorar década e meia? Duke Nukem Forever não teve um problema; teve todos os problemas.
Tecnicamente, o projeto foi um caos absoluto. A equipa começou a desenvolver no motor de Quake, ficou à espera do motor de Quake II e, insatisfeita, decidiu recomeçar tudo do zero no Unreal Engine, da Epic Games.
Como se não bastasse, a 3D Realms entrou em conflito aberto com a sua editora, a Take-Two Interactive (ironicamente, a casa-mãe da Rockstar), o que resultou num processo judicial.
Internamente, o estúdio não tinha um plano de desenvolvimento claro nem a dimensão necessária para a escala do projeto. A situação tornou-se insustentável e a 3D Realms faliu em 2009. O jogo só viu a luz do dia porque ex-programadores, juntamente com a Gearbox Software e outros estúdios, resgataram o projeto.
O seu legado é tão negativo que o nome se tornou sinónimo de "development hell" (inferno de desenvolvimento). Para piorar, a agência de relações públicas do jogo chegou a ameaçar os meios de comunicação, afirmando que os colocaria numa "lista negra" se publicassem análises demasiado negativas.
Fãs do GTA 6 podem (para já) respirar de alívio
O cenário de GTA 6 é, felizmente, muito diferente. O que o segundo trailer revelou mostra um jogo numa fase de produção avançada. Os adiamentos da Rockstar são, historicamente, para polimento e otimização, não porque o projeto está a implodir.
Embora os primeiros rumores remontem a 2014, o desenvolvimento ativo terá começado por volta de 2018, com a produção principal a arrancar apenas em 2020. A Rockstar só confirmou que estava a trabalhar no jogo em 2022. Portanto, por mais que custe esperar, ainda estamos muito longe de um Duke Nukem Forever.