1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apagão em São Francisco deixa carros autónomos da Waymo "perdidos" e paralisados nos cruzamentos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apagão em São Francisco deixa carros autónomos da Waymo "perdidos" e paralisados nos cruzamentos em Dom 21 Dez 2025 - 18:21

DJPRMF

Waymo

O cenário podia ser retirado de um filme de ficção científica distópico, mas aconteceu este fim de semana em São Francisco: vários veículos autónomos da Waymo ficaram imobilizados no meio das estradas, com os quatro piscas ligados, bloqueando cruzamentos. A causa foi uma falha de energia generalizada que desligou os semáforos da cidade, deixando a tecnologia de condução autónoma sem referências vitais para navegar.

A situação gerou algum caos no trânsito e foi rapidamente documentada por residentes locais. Várias imagens e vídeos partilhados na rede social X mostram os táxis sem condutor parados nas interceções, incapazes de proceder com segurança devido à ausência de sinalização luminosa ativa.

Serviço suspenso devido a falha na rede

A resposta da empresa da Alphabet não tardou. Perante a impossibilidade de garantir a circulação segura dos seus veículos, a Waymo optou por retirar a frota de circulação temporariamente. Suzanne Philion, porta-voz da empresa, confirmou que os serviços de transporte na área da Baía de São Francisco foram suspensos devido ao corte de energia generalizado, garantindo que as equipas estavam a trabalhar em coordenação com as autoridades locais para restabelecer o serviço assim que possível.

A origem do problema foi identificada como um incêndio numa subestação da Pacific Gas & Electric (PG&E). O incidente, que começou na manhã de sábado, afetou inicialmente cerca de 130.000 clientes. Segundo a PG&E, as equipas técnicas conseguiram restaurar a energia a grande parte da rede na manhã de domingo, embora milhares de clientes em zonas como o centro de São Francisco continuassem sem eletricidade.

Limitações técnicas e a "farpa" de Elon Musk

Este episódio expõe uma vulnerabilidade curiosa nos sistemas de condução autónoma atuais. O sistema Waymo Driver está desenhado para responder a sinais e sinalização vertical, como as cores dos semáforos. Quando estes ficam inoperantes devido a um corte de energia, o veículo adota um protocolo de segurança que, neste caso, resultou na imobilização total para evitar acidentes, uma vez que não conseguia interpretar a prioridade nos cruzamentos.

A situação não passou despercebida à concorrência. Elon Musk, CEO da Tesla, aproveitou o momento para comentar o sucedido. Numa publicação, o empresário afirmou que os Robotaxis da Tesla não foram afetados pelo apagão em São Francisco, sugerindo uma maior resiliência do seu sistema de visão computacional em cenários de infraestrutura falhada, conforme escreveu no X.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech