1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Interior do Tesla com monitor ativo e volante em destaque

A Tesla conseguiu resolver um impasse legal que ameaçava paralisar as suas operações no seu maior mercado nos Estados Unidos. O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) confirmou que não irá suspender as licenças de fabrico e venda da fabricante por 30 dias, uma vez que a empresa deixou de utilizar o termo "Autopilot" nas campanhas de marketing dos seus veículos naquele estado.

Esta decisão encerra um caso que se arrastava há quase três anos e permite à marca continuar a vender os seus automóveis elétricos sem interrupções na região.

Marketing enganoso e mudanças na terminologia

Em novembro de 2023, o regulador estatal acusou a Tesla de violar a lei ao utilizar publicidade enganosa relativamente ao "Autopilot" e ao software "Full Self-Driving" (FSD). O argumento central era de que estes nomes induziam os clientes em erro, sugerindo capacidades de condução autónoma que os veículos, na realidade, não possuíam de forma totalmente independente.

Para evitar a penalização, a empresa começou por alterar a designação do seu sistema mais avançado para "Full Self-Driving (Supervised)", clarificando que a supervisão humana é obrigatória. Mais recentemente, a marca removeu o termo "Autopilot" dos materiais promocionais na Califórnia, cumprindo assim as exigências do regulador para evitar a suspensão das licenças.

Adeus ao Autopilot e nova estratégia de preços

A mudança na nomenclatura não se ficou apenas pelo marketing. Em janeiro, a fabricante descontinuou a opção Autopilot nos Estados Unidos e no Canadá, numa medida vista como uma forma de incentivar a adoção do FSD. Ao contrário do sistema antigo, o FSD exige um pagamento extra por parte dos proprietários.

O modelo de negócio também sofreu alterações significativas. O FSD Supervised, que até 14 de fevereiro exigia um pagamento único de 8.000 dólares (cerca de 7.600 euros), passou a estar disponível apenas através de uma subscrição mensal de 99 dólares (aproximadamente 94 euros). Segundo declarações anteriores de Elon Musk, é esperado que este valor aumente à medida que o sistema se torne mais capaz.

A resolução do processo foi confirmada através de um comunicado oficial publicado pelo DMV, enquanto o contexto sobre as alterações na plataforma foi comentado na rede social X por Elon Musk.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech