1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Tesla interior veículo

 

Recentemente surgiram notícias de um trágico acidente no Texas, em que duas pessoas faleceram depois do Tesla onde seguiram ter embatido contra uma árvore. Numa investigação inicial, as autoridades afirmaram que o Tesla encontrava-se com o sistema de condução autónoma ligado e que ninguém ia ao volante no momento do embate.

 

No entanto, estas declarações causaram alguma controvérsia, sobretudo porque este sistema possui várias medidas que o impedem de ser usado sem que o condutor esteja atento no volante. Além disso, o próprio Elon Musk veio confirmar que o veículo envolvido no acidente nem sequer possuía o sistema do AutoPilot instalado, e como tal seria impossível de estar a ser usado com o mesmo.

 

Apesar disso, as autoridades continuaram a indicar que o acidente teria sido causado sem ninguém ao volante. Para confirmar a veracidade destas declarações, o portal Consumer Reports testou o sistema de segurança do AutoPilot do Tesla Model Y, o mesmo modelo que esteve envolvido no acidente.

As conclusões são claras: é possível enganar o sistema de condução autónoma, no entanto, isso será bastante improvável de acontecer durante o uso regular da viatura.

 

Segundo o portal, o sistema pode ser enganado ao ser usado um conjunto de pesos no volante, estrategicamente colocados para enganar os sensores do veículo, juntamente com o cinto colocado de forma a condizer como se estivesse no lugar do condutor. A Tesla possui sensores nos assentos que são capazes de identificar se alguém está sentado ou não, mas os sensores não monitorizam o peso em tempo real, o que permite ao condutor sair do lugar e enganar o mesmo.

 

sistema sem condutor da tesla

 

Tecnicamente é possível enganar o sistema para que possa ser usado mesmo sem ninguém no lugar do condutor, o que foi comprovado por esta experiência. No entanto, a mesma também demonstra que é algo extremamente complicado de ser feito, e que existe contornar vários sensores e mecanismos de segurança – sendo que o condutor necessita deliberadamente de realizar essas medidas, colocando-se em risco no processo e em todos ao seu redor.

 

Mesmo com estas medidas em prática, a investigação ao acidente que ocorreu durante esta semana ainda se encontra a ser feito, mesmo que seja improvável que o mesmo tenha sido diretamente causado pelo sistema de AutoPilot da Tesla.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech