Existe muita gente de países como Angola,etc a visitarem o OLX,CustoJusto,etc. No entanto deve ter sempre cuidado.
O paypal possui certas protecções para evitar que isso aconteça, mas, na verdade, nunca se deve fiar apenas nisso.
Se for um item caro, como é o caso de uma mota, um computador ou um smartphone (por exemplo), então não o recomendo vender para o estrangeiro. Pelo menos não pelo Paypal. Discuta com o comprador se este não pode efectuar o pagamento via transferência bancaria, por exemplo. E tente fazer com que seja contactado via telefone, através de um numero que esteja acessível e que possa aceitar chamadas (nada de confidenciais).
Nestes casos é sempre recomendado utilizar a transferência bancaria. Alias, eu considero que qualquer pagamento (enquanto vendedor) em sites como o OLX deve ser sempre realizado via Transferência Bancaria.
Se o comprador não estiver disposto a tal pagamento, então eu não aceitaria vender o item pelo Paypal.
Pessoalmente já vendi e já comprei itens pelo OLX, e sei que, em muitos casos, tanto as pessoas que compram como as que vendem podem estar para "enganar" o próximo da lista e ganhar uns euritos com isso.
Partilhando um caso que ocorreu comigo (é mais um desabafo para caso outros leiam) , à alguns anos estava interessado num smartphone que um Sr. se encontrava a vender no OLX. Contactei este senhor e estava disposto a concluir o negocio, tendo requerido os dados para pagamento.
Em resposta recebo uma entidade/referencia para pagamento via Multibanco. Ora, uma pessoa individual não possui, por norma, acesso a este tipo de "pagamento" para terceiros
Verificando a entidade descobri que era de uma loja de roupas. Ou seja, se eu tivesse realizado o pagamento estaria, muito possivelmente, a realizar uma compra qualquer nessa loja em nome do Sr.º, e acabaria por não receber nada.
Este é apenas um dos vários casos que ocorrem nestes sites, quase diariamente. As autoridades já devem estar "cheias" de tantos esquemas deste tipo.
à que ter cuidado em pequenos detalhes (como é o caso da referencia multibanco que referi).
Em resumo: se for para o estrangeiro, não recomendo que aceite pagamentos via paypal. E, como vendedor, recomendo que utilize sempre a Transferência bancaria.