Iniciativa PT premeia 16 melhores soluções de inovação e empreendedorismo na área da Economia do Mar
Acabam de ser conhecidas as 16 melhores propostas de inovação e empreendedorismo do Desafio Mar, uma iniciativa promovida pela Portugal Telecom (PT) no âmbito do seu programa Talento com Fibra. Vocacionado para alunos universitários e recém-graduados com propostas de desenvolvimento de novos produtos, serviços ou tecnologias relacionados com a Economia do Mar, o Desafio Mar resulta de uma parceria entre a PT, a Vieira de Almeida & Associados, a PricewatterhouseCoopers, a Secretaria de Estado do Mar e a EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental).
Os 16 melhores trabalhos do Desafio Mar foram selecionados entre uma short list de mais de 30 propostas que se destacaram no universo das 151 submissões aceites, entre um total de 460 inscrições. Cada uma das propostas está inserida numa de três categorias: Entretenimento, Desporto, Turismo e Cultura; Novos Usos e Recursos do Mar; Pesca, Aquicultura e Indústria.
Com o intuito de testar a viabilidade de negócio das suas propostas, os autores dos 3 melhores trabalhos serão introduzidos num conjunto de experiências profissionais e formativas, em articulação com as entidades afetas ao Desafio Mar:
- acesso a potenciais investidores mediante a apresentação da proposta candidata, entre outras entidades, à Portugal Ventures;
- acesso ao Startup Kit PT (incubadoras de empresas parceiras PT, serviços de telecomunicações, 50GB de storage na CloudPT e Site Instantâneo);
- mentoring com equipas PT, técnicas e de negócio;
- assessoria jurídica pela Sociedade de Advogados Vieira de Almeida & Associados;
- consultoria de gestão e financeira conduzida pela PricewaterhouseCoopers;
- acesso a sessões de formação, sessões de indução de negócios, talks e workshops avançados sobre temas operacionais e administrativos;
- desenvolvimento de negócio (se aplicável) com participação em pilotos PT, suporte de marketing e comunicação, participação em eventos nacionais e internacionais com parceiros e investidores PT.
Concorreram ao Desafio Mar alunos universitários com Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados, Doutoramentos ou Pós-Doutoramentos e, ainda, recém-graduados (formação terminada após 2000).
Integram o júri desta iniciativa a PT, a EMEPC, o escritório Vieira de Almeida & Associados, a PricewatterhouseCoopers, o Oceanário de Lisboa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Câmara Municipal de Peniche.
Na plataforma desenvolvida pela PT para submissão das propostas a concurso, disponível em http://www.desafiomar.telecom.pt/, todos os participantes puderam votar nos trabalhos apresentados, tendo sido também este um dos critérios de apuramento das melhores ideias.
O envolvimento da PT no Desafio Mar enquadra-se na sua estratégia de sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, visando intervir e atuar de forma construtiva em projetos globais com impacto concreto na sociedade e na economia.
Fonte: Portugal Telecom