1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Android Malware

 

De acordo com o comunicado da empresa de segurança Symantec, citado pelo portal Cnet, a Google Play possui várias aplicações suspeitas de possuírem códigos maliciosos, sendo que este número aumenta a cada dia.

 

De acordo com a empresa, foram identificadas mais de 1200 aplicações presentes na Google Play suspeitas de conterem conteúdos maliciosos para os dispositivos Android.

Apesar da Google remover as aplicações potencialmente danosas, segundo a Symantec, muitas destas aplicações acabam por permanecer na Google Play durante vários dias antes de serrem removidas, o que leva a que possam ser instaladas por um elevado número de utilizadores.

 

De acordo com o analista Joji Hamada, da Symantec, muitas das aplicações utilizam um esquema que obriga o utilizador a aceder a um link para registar-se em serviços ou subscrições de valores elevados.

O analista exemplifica com uma aplicação japonesa, detetada na Google Play, em que o objetivo passava por levar os utilizadores a promoverem um site de conteúdos adultos e a registarem-se numa subscrição anual de 3 mil dólares.

 

Neste exemplo, para o utilizador aceder ao conteúdo, teria de clicar sobre um link na aplicação, no entanto este link obrigava ao envio de um email para registo, obrigando ainda a ligar para um número de onde era obtida uma password para entrar no site.

Depois de confirmada a password, o utilizador subescrevia, sem qualquer informação, a uma anuidade de 3 mil dólares.

 

Para o analista, este esquema é praticamente indetetável pelos sistemas de segurança presentes na Google Play, visto que implica a realização de várias tarefas por parte do utilizador e, na vista dos sistemas de segurança, a aplicação somente leva a carregar num link.

 

Com este esquema, é possível manter uma aplicação na Google Play durante vários dias, ou mesmo semanas, sem que seja detetada.

O relatório da empresa de segurança aponta para que tenham sido colocadas na Google Play, desde o inicio do mês, mais de 100 aplicações maliciosas, das quais 30 ainda se encontram acessíveis, devido a utilizarem este “esquema indetetável”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech