Boa tarde EYPO,
Qual é a sua área de interesse? (Vejo que alguns dos cursos, tirando os que estão em campanha têm um preço similar ao de uma licenciatura) Encontra alguma formação cuja área seja do seu interesse?
O meu ponto de vista sobre os cursos mencionados no site que referiu: São formações bastante específicas. Específicas o suficiente para se tornar um ás no assunto, mas simultâneamente específicas para não conseguir outro rumo profissional com uma única formação...
Apenas aconselho escolher uma destas formações se gostar da área em que esta se insere. Posso dar-lhe algumas indicações (Por exemplo, a Certificação Cisco relaciona-se com Redes de Computadores, a certificação Red Hat relaciona-se com sistemas operativos, em particular o GNU/Linux), mas se pesquisar sobre as formações encontrará certamente o tema em que se inserem, e poderá decidir a partir daí. Escusado será dizer que é má ideia escolher uma formação apenas pelas supostas experiências de amigos ou "diz que dizem", porque sou firmemente crente na ideia de que se estiver a trabalhar numa área do seu interesse será um excelente profissional.
As vantagens deste tipo de formações são que, por serem tão específicas, as empresas que recorrem a alguns serviços (nos exemplos acima, as empresas que recorrem às soluções Cisco, ou ao sistema operativo Red Hat Linux) contratam SEMPRE pessoal que seja certificado, porque não existe nenhuma licenciatura que ofereça o que essas empresas pretendem, que é o domínio completo sobre um tema em particular.
É frequente um bom profissional com uma formação deste género arranjar um bom emprego, com um bom salário, e possivelmente nem chegar a precisar de trocar de emprego desde que começa...
Dito isto, também tenho de dizer que não oferecem nada a ninguém. Para que seja certificado não basta pagar o curso, tem de realizar um exame no final para obter a sua certificação e esta não é vitalícia em muitos dos casos. Não tenho informação disponível para comentar a dificuldade dos exames, é algo que deverá variar de caso para caso.
Agora para as desvantagens. O meu melhor conselho seria que avançasse apenas se tem a certeza que gosta da temática da formação sob a pena de, se não desistir, passar a sua carreira profissional inteira a desempenhar um papel de que não gosta. Isto, muitas das vezes, nunca acaba bem.
Terá de se manter informado ao longo do tempo acerca das mudanças que ocorreram, o que é novo deverá ser implementado e isto é importante porque os exames de certificação mudam com o tempo, tendo uma grande componente dedicada às funcionalidades mais recentes de cada tema. (Cisco, Red Hat, Microsoft, ...)
O outro lado seria escolher uma licenciatura. Por um lado, as licenciaturas obrigam normalmente a fazer alguns exames para entrar na universidade (sendo o mínimo o de matemática na área das tecnologias), e uma vez que se entre na universidade pode deparar-se com algumas unidades curriculares pouco interessantes...
No entanto, uma vez que saia ninguém lhe tira o estatuto de licenciado, e sairá com um excelente leque de conhecimentos, que poderá complementar com formações na área que desejar. Dito isto, aviso que não sairá com um domínio completo sobre nenhum tema em geral. Ao invés disso, sairá com um bom conhecimento da ciência por detrás do tema escolhido bem como um conjunto de ferramentas que o ajudarão a resolver grande parte dos problemas que lhe aparecerão uma vez que entre para o mercado de trabalho...
Tentando criar uma analogia às formações Rumos... É como tirar um curso apenas sobre motores de carros... Pode aprender muito, mas acabando a formação apenas tem conhecimentos sobre motores de carros. Existem sempre empregos para quem sabe muito sobre motores de carros, mas se quiser a opção de trabalhar com carros (e não apenas com os seus motores) tem de escolher uma formação que seja mais abrangente, que é normalmente oferecida por um curso de ensino superior.
Melhores cumprimentos,