O SAPO foi hoje homenageado na Universidade de Aveiro (UA) com uma escultura em mármore de 3,5 metros de altura, situada junto à reitoria do campus universitário.
Criado há 19 anos, o SAPO nasceu em 1995, na Universidade de Aveiro, um projeto levado a cabo por cinco estudantes daquela instituição universitária, e que é hoje uma referência incontornável do panorama da internet e da tecnologia em Portugal e nos países para onde entretanto se expandiu (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste).
Em 19 anos o SAPO evoluiu ao ponto de ir além do portal para se transformar na fábrica de tecnologia que é hoje. O ritmo do seu desenvolvimento acompanhou a evolução da própria internet, onde diversas histórias foram escritas e acontecimentos importantes marcaram presença, muitos deles alusivos ao próprio SAPO.
Intitulada “1995.sapo” e com o lema “O Futuro (também) começa aqui”, a escultura em mármore verde é da autoria do escultor Paulo Neves, autor de outras obras existentes no Campus da Universidade.
A estátua agora inaugurada na Alameda da Universidade é um marco na história do SAPO, mas também da própria Universidade, uma vez que é um dos projetos bandeira desta instituição.
Para assinalar também este dia, foi criado um website – http://1995.sapo.pt – que permite aos utilizadores conhecerem a experiência SAPO no ano de 1995, com a imagem e o logotipo da altura, simulando os diretórios de pesquisa e as opções de navegação existentes.
O SAPO, considerada uma das grandes love brands portuguesas, tem vindo a reinventar-se e a acompanhar os novos paradigmas tecnológicos, evoluindo de um motor de busca para um portal com conteúdos de notícias, entretenimento, lifestyle e desporto, serviços e com uma forte aposta na área de classificados e de e-commerce.
Fonte