Vamos ver as coisas com mais calma.
Em primeiro lugar, a loja não possui culpa de nada neste aspecto. Alias, a loja pode até nem saber qual a revisão que está a vender sem abrir a embalagem ou ir verificar presencialmente na etiqueta.
Nenhuma lhe indica a revisão sem que o cliente peça já que a fabricante apenas distribui para a loja a revisão mais recente e, nos lotes que enviam, podem até vir revisões diferentes entre os vários produtos... A loja não é obrigada a estar a par de todas as revisões...
Dai que é praticamente impossivel a loja saber exatamente qual a revisão ser entregar ao cliente e, na generalidade dos casos, apenas inclui o modelo especifico na descrição do site (por exemplo).
No entanto, certas fabricantes incluem essas revisões no próprio nome/modelo da placa, pelo que nas lojas devem surgir versões diferentes. Deixo aqui um exemplo: http://goo.gl/jsJxJ7
Nesta placa da asus,a fabricante alterou o nome do modelo e incluiu o "R2.0". A fabricante não é obrigada a fazer isso, mas é uma mais valia para os consumidores (nós) quando formos comprar.
Agora, por muito mau que seja, existe também uma culpa sua enquanto cliente. Enquanto cliente e tendo interesse numa revisão especifica, deveria contactar a loja para se informar sobre qual a mesma que vendem. Ou deveria ter pesquisado primeiro para verificar se existiam revisões diferentes.
Sei que isto é algo que muitos nem ligam, e eu também estou incluído... Se eu estivesse na sua posição também seria "enganado" e estaria igualmente revoltado, mas temos de ver todos os pontos.
Se for "ralhar" com a fabricante, essa será a resposta que lhe darão...
Agora, se for uma loja de confiança, também pode colocar a indicação à loja e requerer a substituição por a revisão que pretende. Não custa tentar, mas se avançar logo com a reclamação "formal" o mais certo é acabar por ter dores de cabeça e nada se resolver, já que do ponto de vista da fabricante e da loja, a culpa é da sua parte.
Se expor o caso com calma à loja até pode ser que substituam a placa sem custos...
Agora, quanto ao código EAN, esse não é igualmente indicativo de revisões diferentes. Esse código é apenas para efeitos de stock e, em geral, é sempre o mesmo entre todas as revisões. O importante neste aspecto é a descrição do produto que, como referiu na imagem, possui o "r1.0" lá descrito, e o SN (Serial Number". Esse código é que deve variar dependendo da placa e revisão, em conjunto com a descrição da placa (r x.x).
Atenção que é "regra geral", não quer dizer que todos o façam. Não sei exatamente do caso da Gigabyte.
Infelizmente, isto é algo que é "normal" de ocorrer. Mas a minha recomendação é tentar contactar calmamente a loja e tentar substituir o modelo da motherboard.