O Android é regularmente criticado pela falta de segurança entre as diferentes versões do sistema, em parte devido ao volume elevado de fragmentação destas versões no mercado. E agora, um estudo realizado com o apoio da Google, confirma mais uma vez isso mesmo.
Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com o apoio da Google, revela que 87% dos equipamentos com o sistema Android estão expostos a, pelo menos, uma falha grave de segurança.
A grande dispersão entre as versões do Android disponíveis no mercado levam a que algumas sejam bastante inseguras, a grande maioria devido ao facto de não receberem atualizações por parte das fabricantes.
O estudo aponta que a família de equipamentos Nexus, da Google, é a mais segura, visto receber atualizações constantes, mesmo para equipamentos mais antigos. Em seguida encontra-se a LG, a Motorola, Samsung, Sony, HTC e a Asus. Em média, são disponibilizadas apenas 1.26 atualizações para o Android anualmente.
O estudo foi realizado em mais de 20 mil equipamentos Android, utilizando a aplicação Device Analyzer, que testa o sistema pela existência de algumas vulnerabilidades conhecidas. A grande maioria das vulnerabilidades são conhecidas pelos fabricantes, mas não chegam a ser disponibilizadas atualizações para corrigir as mesmas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!