Unravel é um jogo de plataformas, produzido pelo estúdio sueco Coldwood Interactive e publicado pela Electronic Arts.
Unravel tem como cenário o Norte da Escandinávia e conta as aventuras de Yarny, uma pequena criatura feita de lã vermelha, que explora o mundo usando o seu próprio corpo. À medida que se move, os fios do corpo de Yarny começam a desenrolar-se, criando uma linha que o jogador usa para resolver os puzzles e para superar os vários obstáculos apresentados ao longo do jogo.
Sobre esta mecânica, Martin Sahlin, o director criativo do jogo, referiu que:
"é sempre engraçado brincar com a física. Não é apenas resolver puzzles. Também é sobre como te movimentas. Ás vezes é só atravessar, navegar. Visto que deixas sempre este rasto atrás de ti, podes agarrá-lo e escalar com ele... ou balancear. Podes fazer algo muito bom quando combinas várias coisas."
Apesar dos trabalhos anteriores da Coldwood não terem sido bem recebidos pela critica, Unravel conseguiu um contrato de publicação com a Electronic Arts (EA).
Os cenários e os puzzles do jogo foram baseados nas paisagens de Umeå, Suécia; Sahlin (Director de Unravel) retirou inspiração para o jogo depois de fazer um boneco Yarny com arame e lã durante um acampamento que fez com a família no norte da Suécia. Sahlin disse:
"É uma cidade muito pequena, muito ao norte, perto do circulo árctico. Não existe muita gente, mas muita paisagem campestre. Queria partilhar um pouco disso, alguns dos sítios que amo. Acho que não se vê muito disso nos videojogos."
Em adição ao seu design, Unravel utiliza o motor PhyreEngine, propriedade da sony, embora muito modificado.
Fica aqui um vídeo com os primeiros 10 minutos deste belíssimo jogo: