Apanhando de surpresa muitos utilizadores, e apenas algumas semanas antes do início do evento Google I/O 2016, a Google revelou oficialmente a versão de testes do Android N.
O sucessor do Android Marshmallow irá ser disponibilizado no novo programa “Android beta Program”, que será aberto em breve. Este programa irá permitir a todos os programadores acederem às novidades mais recentes do sistema Android.
Ainda sem um nome completo oficial, o Android N conta com diversas melhorias e novas funcionalidades. É provavel que a grande maioria dos equipamentos de topo de linha, como o recente Samsung Galaxy S7, irão receber esta atualização, mas ainda se desconhece relativamente a outros mais antigos.
Os primeiros equipamentos a poderem testar a versão do Android N serão os da linha Nexus. A empresa divulgou uma lista dos equipamentos compatíveis com a mesma:
- Nexus 5X (codinome "bullhead")
- Nexus 6 (codinome "shamu")
- Nexus 6P (codinome "angler")
- Nexus 9 (codinome "volantis")
- Nexus 9G (codinome "volantisg")
- Nexus Player (codinome "fugu")
- Pixel C (codinome "ryu")
> Ecrã dividido
Uma das novidades do Android N encontra-se na nova funcionalidade de ecrã dividido, que permite ter múltiplas aplicações abertas em simultâneo. Esta funcionalidade já vinha a ser requerida pelos utilizadores há bastante tempo, mas parece que será agora (finalmente) implementada.
> Notificações inteligentes
Outra novidade encontra-se no sistema de notificações. O Android N irá contar com um novo sistema de notificações inteligentes, que irão permitir realizar mais rapidamente tarefas comuns. Como exemplo, passa a ser possível enviar mensagens de texto de resposta diretamente das notificações (algo que algumas ROM’s modificadas do Android já permitiam).
> Project Svelte
Este projeto, lançado no Android KitKat, tinha como objetivo otimizar a utilização da memória nos equipamentos. E, no Android N, o mesmo irá sofrer diversas melhorias, o que irá garantir o correto funcionamento do Android mesmo em equipamentos com pouca RAM.
> VulkanTM API
A nova API gráfica Vulkan também irá encontrar-se presente, permitindo os programadores desenvolverem jogos gráficos que utilizem mais eficazmente os processadores gráficos dos equipamentos.
> Android “N….”?
Como sempre, a Google não revelou o nome completo da denominação “N”. Os rumores, porém, apontam que este poderá ficar conhecido como Android Nutella.
Possivelmente o nome final será revelado durante o evento Google I/O.
Qual a novidade que considera mais importante para o Android N? E o que alteraria do Android Marshmallow? Deixe o seu comentário.
Fonte Google
Nenhum comentário
Seja o primeiro!