1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Análise Magalhães v2 (MG2)



No TugaTech pretendemos disponibilizar as melhores análises para qualquer tipo de material informático. E por isso mesmo decidimos realizar uma pequena análise ao Magalhães MG2.

Certamente deve conhecer um pouco da historia dos computadores "magalhães". Criado para o Plano Tecnologico de Portugal, e designado para crianças do ensino básico, este pequeno computador tem todas as características e funções para uma criança puder aprender.

O Magalhães MG2 é uma evolução do primeiro Magalhães. Este contem mais espaço em disco, um CPU mais rápido e um design renovado, e ainda mais alguns extras que a primeira versão não tinha.
Certamente não é um computador ideal para o mundo "adulto" nem muito menos para jogos. É destinado a crianças e ao mundo escolar infantil.
Por isso mesmo, o próprio computador é desenhado para ser robusto(todos sabemos como são as crianças), prático e fácil de aprender e de utilizar.

O Magalhães MG2 conta com as seguintes características do hardware:
  • Processador Intel Atom 1.66GHz
  • 1Gb de Ram
  • Disco rígido de 160Gb - 2.5"
  • Ecrã TFT de 10.1"
  • Webcam 1.3Mp
  • 3 entradas USB 2.0
  • 1 entrada de cartões SD
Em termos de software, o Magalhães vem pré-instalado com diversos softwares escolares, de produtividade, entre outros:
  • Dual-boot do Windows 7/Caixa Mágica 14
  • Antivirus Microsoft Security Essentials
  • Microsoft Office
  • Diverso software didáctico, destinado as crianças, tanto no Windows como na Caixa Mágica (Linux)
O Magalhães MG2 vem numa pequena caixa com os principais detalhes do computador.



E onde não poderia deixar de aparecer o "Made in Portugal".



Podemos também dizer que encontramos uma pequena "gafe" neste tão aclamado produto pelo Eng. José Sócrates. Numa pequena etiqueta lateral, onde aparecem as características do computador, pode-se ver que aparece na velocidade do processador, que tem 1.66 MHz. Obviamente não é MHz mas sim GHz.
Algo, que num produto nacional e a ser exportado para diversos países, não deveria aparecer. Ainda mais tratando-se de uma "segunda versão".

Avançando, passemos ao conteúdo da caixa:
  • Magalhães MG2
  • Guia rápido de utilização
  • Carregador da bateria
  • Licenças do Windows e Office
O "Guia Rápido" encontra-se em Português e não encontramos nenhum erro aparente. Tem todas as funções básicas do computador e algumas regras de segurança para os mais pequenos.
O carregador, assim como o próprio Magalhães, é pequeno e de fácil transporte.



O "Guia Rápido" está completo e com as principais instruções para começar a utilizar o portátil. Tem também algumas dicas de segurança e de saúde, tanto para os pais lerem, como as crianças.



Passamos agora para o computador em si.
Como já foi referido, esta "segunda versão" tem um design renovado, alem dos componentes. E, comparativamente a sua versão anterior, está muito melhor.



O tamanho do teclado e do touchpad não foi praticamente alterado. Os led´s de actividade (WiFi,Power,Disco,etc...) estão agora mais pequenos, assim como o pequeno botão de Power. Apesar de ser para crianças, parece ser um pouco pequeno para os dedos.



Passando para a lateral do portátil, não podemos dizer que seja "fino", mas também não é muito "largo". Está muito bom para o publico a que se destina.
Na lateral esquerda podemos encontrar algumas ligações como a saída VGA, a entrada de Cartões SD e a entrada USB 2.0. Também se encontra uma pequena saída de ar, que é suficiente para refrigerar o sistema, conforme poderá ser visto na secção dos testes desta análise.



Na lateral direita do portátil podemos encontrar a saída de áudio e a entrada para um microfone externo. Também podemos encontrar mais duas portas USB 2.0, uma porta RJ-45 e o conector para o carregador da bateria.



A saída do som está a cargo de duas pequenas colunas, colocadas na frente do portátil. Obviamente não são para obter qualidade nem um grande volume, mas funcionam satisfatoriamente.  Podemos, no entanto, adiantar desde já que, apesar das colunas funcionarem bem no Windows, na Caixa Mágica tivemos de realizar alguns ajustes para as mesmas funcionarem.
São ajustes relativamente simples, mas que para uma criança ou utilizadores com menos conhecimentos são muito complicados e acabam por ter de deixar o Caixa Mágica sem saída de som.



Passando para o interior do portátil, como já foi referido anteriormente, o teclado e o touchpad praticamente não foram alterados. As teclas são obviamente orientada para as crianças e, por isso mesmo, pequenas para os "adultos". Mas estão bem organizadas e com símbolos explicativos acerca do que fazem.



E para ter uma ideia do tamanho do Magalhães, a mão de um adulto médio ocupa toda a superfície do teclado e touchpad do computador, como se pode ver na imagem seguinte.



Um extra desta nova versão que nos agradou foi o novo sensor de luminosidade. Este capta a luz existente na divisão onde o computador se encontra e regula o brilho do ecrã automaticamente, para uma melhor visualização do mesmo sem a intervenção do utilizador. No entanto este sensor só funciona se a aplicação correspondente estiver activada no Sistema Operativo (vem activada de fabrica).



Na parte de baixo do computador podemos encontrar a bateria, o painel de acesso ao hardware e, na capa do portátil, um local para colocar o nome da criança e o numero de telefone para a Assistência Técnica.



Obviamente o acesso aos componentes internos do portátil está protegido com um pequeno selo de segurança, que caso seja removido ou danificado, invalida automaticamente a garantia e qualquer suporte ao computador.



A bateria é relativamente leve e tem uma boa duração. Nos testes efectuados pelo TugaTech, consegue aguentar cerca de 2 - 3 horas, o que é bastante bom.



Para finalizar, reparamos num pequeno detalhe que pode danificar o computador por uma mera distracção. O ecrã não se pode colocar completamente na horizontal, como na antiga versão. Pode ser um pequeno detalhe, mas as crianças, quando estão na brincadeira, podem muito bem forçar um pouco o ecrã e, assim, danifica-lo.



Passemos agora a parte do software existente no Magalhães MG2.
O computador vem pré-instalado com dois sistemas operativos, o Windows 7 e o Linux Caixa Mágica v.14.
Ambos se encontram pré configurados e não necessita de introduzir nenhuma configuração, excepto o nome de utilizador e password.
tanto o Windows como o Linux já vem com software pré instalado também. No caso do linux podemos encontrar diversos jogos e programas educacionais. No windows, alem dos jogos e programas educacionais, encontramos algumas ferramentas de segurança e outros extras, como o antivirus da Microsoft e o Office.

Eis uma pequena imagem do Windows 7 com alguns dos aplicativos instalados e com os icones no ambiente de trabalho:



Estranhamos a presença do Adobe Reader e de outro aplicativo de leitura de PDF's, o Foxit Reader. Depois reparamos que, enquanto um se encontrava em Inglês, o outro está em PT-PT. Um pequeno detalhe mas que ajuda muito os mais pequenos a utilizar e aprender a utilizar o programa.

Eis uma screen das Propriedades do Windows:



Realizamos o pequeno teste de desempenho do Windows, no qual obtivemos a nota final de 2.3 valores.
A melhor nota foi dada ao disco e, para surpresa, a RAM. Com os valores mais baixos temos o processador e os gráficos.



No campo do espaço em disco, o sistema encontra-se dividido em duas partições. Uma para o sistema e programas, com 47 Gb e a segunda partição está destinada a documentos diversos, com um espaço de 19Gb.



Visto um pouco do software deste portátil, decidimos realizar alguns testes para ver como o Magalhães MG2 se comporta nas mãos de uma criança.

Testes

Realizamos alguns testes básicos para percebermos até que ponto o portátil está adaptado para as crianças.
Entre os diversos testes realizados, destacam-se:
  • Aquecimento
  • Vibrações durante o funcionamento
- Aquecimento

um dos pontos mais importantes a notar num portátil. Como se encontra tudo relativamente "apertado", os componentes necessitam de mais refrigeração.
O Magalhães não foge a regra e necessita de arrefecer os componentes.
Mas uma criança pode não ter noção dessa precaução e pode acabar por tapar a saida de ar do computador. Será que o Magalhães MG2 consegue aguentar a temperatura?

Para realizarmos este teste bloqueamos a saída de ar e medimos a temperatura do CPU. Para demonstrar o caso mais "extremo" colocamos também o CPU em 100%, ao executarmos um programa de burn-in.

Com o computador em espera, a temperatura do CPU fica-se 41-43ºC. Não é optimo, mas tendo em conta o computador, é aceitável.



Depois passamos ao teste em si. Bloqueamos a saída de ar e executamos o burn-in por 5 minutos. Pudemos dizer que ficamos um pouco admirados com a temperatura do CPU:



Passados 5 minutos de uso intensivo, a temperatura encontrava-se estabilizada nos 62-63ºC. Alias, o máximo atingido foi de 63ºC, o que é bastante bom.
Esta temperatura é, de certa forma, melhor do que certos portáteis de grandes marcas.
No entanto, atingidas estas temperaturas notamos que a capa do portátil se tornou um pouco "mole", pelo que não sabemos se, em longo prazo, não pode causar problemas de maior.

Podemos dizer que ficamos bastantes satisfeitos com a temperatura que o computador atinge, mesmo quando bloqueamos completamente a saída de ar do mesmo.

- Pequenas vibrações e choques

Outro ponto que deve ser testado é as vibrações as quais o computador pode estar sujeito. As crianças muitas vezes podem deixar o computador ligado e transporta-lo de um lugar para outro, sem o devido cuidado.
Neste ponto o Magalhães está igualmente protegido.
O sistema vem de defeito com um pequeno programa da intel que detecta, por um osciloscópio incorporado no disco rígido, de qualquer vibração ou choque superior ao recomendado. Assim que o mesmo é detectado, o disco é imediatamente parado, evitando assim perda de ficheiros ou mesmo qualquer tipo de dano no disco.




Conclusão

Obviamente o Magalhães MG2 não seria um portátil que recomendaríamos. Tem pouca performance e existem alternativas bem melhores e mais baratas. Mas, para o primeiro computador de uma criança, é um excelente investimento e poderá certamente ajudar na elaboração das tarefas didácticas, alem de inspirar nas crianças o espírito tecnológico e inovador.

Está mais que provado que a Internet é um lugar perigoso para as crianças, mas com a supervisão dos pais e um pouco de protecção as crianças poderão ser bastante estimuladas e poderão aprender com o uso deste computador.

Espero que tenha gostado!
Alguma questão é só colocar.

Ate breve!

Análise realizado por "DJPRMF" para o TugaTech - http://tugatech.com.pt



Última edição por DJPRMF em Sex 26 Nov 2010 - 22:26, editado 1 vez(es)




Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sex 19 Nov 2010 - 23:49 por unon

Boas
Parabéns pela análise, mas sinceramente o computador devia durar mais a nível bateria.

Comentário antigo:

Mensagem em Sex 26 Nov 2010 - 14:38 por Tekku

As imagens aqui aparecem grande e ficam cortadas :S

Cumps boa review anyway Wink

Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sex 26 Nov 2010 - 14:40 por DJPRMF

@Tekku escreveu:As imagens aqui aparecem grande e ficam cortadas :S

Cumps boa review anyway Wink

Dependendo da velocidade da sua ligação a Internet, aguarde que todas as imagens carreguem, que as mesmas serão automaticamente redimensionadas para o tamanho correcto.

Smile

Comentário antigo:

Mensagem em Sex 26 Nov 2010 - 20:40 por Tekku

Hum estranho estou a usar o google chrome e mesmo depois de completamente carregado elas continuam enormes, ou seja não efectua o tal resize Sad

Cumps

Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sex 26 Nov 2010 - 21:24 por Shaxine

Muito Bem feita a Analise sim senhor... Razz
Quero tambem chamar a atenção para um erro ortográfico:
"nenhum erro aparente. Ten todas as funções basicas"
óbvio que erros acontecem e todos nós os cometemos, sou o assinalei para saber, já agora se quiser ir mais alem básicas leva acento. Razz

Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sex 26 Nov 2010 - 22:29 por DJPRMF

@Tekku escreveu:Hum estranho estou a usar o google chrome e mesmo depois de completamente carregado elas continuam enormes, ou seja não efectua o tal resize Sad

Cumps

Boas,
Testei carregar a pagina no chrome e está a funcionar bem...
Tente efectuar uma limpeza completa da cache. Wink

Tonito1 escreveu:Muito Bem feita a Analise sim senhor... Razz
Quero tambem chamar a atenção para um erro ortográfico:
"nenhum erro aparente. Ten todas as funções basicas"
óbvio que erros acontecem e todos nós os cometemos, sou o assinalei para saber, já agora se quiser ir mais alem básicas leva acento. Razz

Parece que não é só a "etiqueta do Magalhães" que tem alguns erros... Razz
É verdade, errar é humano... Smile

Obrigado pelo alerta. Wink

Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sex 7 Jan 2011 - 15:56 por LucasMarley

Bom tópico, grande trabalho.

Comentário antigo:

Mensagem em Sex 7 Jan 2011 - 20:54 por Tekku

@DJPRMF escreveu:
@Tekku escreveu:Hum estranho estou a usar o google chrome e mesmo depois de completamente carregado elas continuam enormes, ou seja não efectua o tal resize Sad

Cumps

Boas,
Testei carregar a pagina no chrome e está a funcionar bem...
Tente efectuar uma limpeza completa da cache. Wink

Tonito1 escreveu:Muito Bem feita a Analise sim senhor... Razz
Quero tambem chamar a atenção para um erro ortográfico:
"nenhum erro aparente. Ten todas as funções basicas"
óbvio que erros acontecem e todos nós os cometemos, sou o assinalei para saber, já agora se quiser ir mais alem básicas leva acento. Razz

Parece que não é só a "etiqueta do Magalhães" que tem alguns erros... Razz
É verdade, errar é humano... Smile

Obrigado pelo alerta. Wink

Estranho aqui continua a aparecer tudo gigante.... mais tarde tento com uma net da tmn a ver se é da net...

Cumps

Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sex 7 Jan 2011 - 20:58 por DJPRMF

Da net não deve ser... Razz

O problema parece ser do browser... tente aceder por outro, como o Firefox, e veja se o problema ainda se mantém... Smile

Comentário antigo:

Mensagem em Sex 7 Jan 2011 - 21:00 por Tekku

Ok vou fazer isso já faço edit Very Happy

Edit: Não abri com o Opera e fez exactamente o mesmo que aqui :S

Cumps

Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sab 15 Jan 2011 - 14:24 por killer1282

Grande analise...Parabens Very Happy




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech