A segurança de qualquer sistema é sempre fundamental, ainda mais numa altura em que a grande maioria da informação pessoal encontra-se acessível em poucos cliques. Apesar de a grande maioria dos malwares utilizarem como base a internet ou redes locais para obterem dados, até mesmo um sistema completamente desligado da rede pode ser alvo de ataques.
De acordo com um estudo realizado pela Ben-Gurlon University, da Negev Cyber Security Reseach Center, a ventoinha do computador pode ser utilizada para o envio de dados, sem a necessidade de qualquer ligação à rede.
O malware Fansmitter poderia utilizar as ventoinhas de um sistema, alternando a sua velocidade, para enviar informação de forma remota para outros equipamentos próximos (por exemplo, um smartphone). Ou seja, a informação seria enviada por via sonora, consoante o ruido emitido pela ventoinha.
Apesar de o método para roubar os dados seja altamente criativo, é algo improvável que se verifique um ataque deste tipo no mundo real. Em primeiro lugar, o malware necessita de ser instalado no sistema, o que obriga a um acesso directo ao computador. Logo, quem pretenda roubar dados de um sistema e possua acesso ao mesmo, poderá utilizar muitos outros métodos mais simples para os obter.
Além disso, o dispositivo de captura do som também necessitaria de se encontrar próximo do computador para captar o som.
Por fim, a velocidade de transferência de dados utilizando este formato é extremamente baixa: menos de 900 bits por hora. Iria demorar bastante tempo para que uma quantidade significativa de dados fosse roubada.
No entanto, na teoria, o malware pode ser aplicado em qualquer sistema, mesmo que esse não possua qualquer tipo de ligação com o mundo exterior.
Via wccftech
Nenhum comentário
Seja o primeiro!