Apesar da popularidade, a loja de aplicações da Apple ainda possui alguns pontos que chegam a causar preocupações nos programadores de apps, e um destes encontra-se na política de devolução de pagamentos.
A Apple estipula que os utilizadores podem requerer o reembolso de uma aplicação adquirida pela loja. No entanto, alguns utilizadores encontram-se a aproveitar este sistema para obterem os reembolsos, mas continuarem a beneficiar de itens que tenham adquirido. Esta medida é mais aplicada em jogos, que normalmente incluem vários itens de compras dentro dos próprios jogos.
A Apple não disponibiliza aos programadores uma lista dos utilizadores que pediram reembolso de itens, o que complica a tarefa de identificar quem se encontre a utilizar itens indevidamente. Algumas empresas criaram mesmo equipas dedicadas a identificarem utilizadores que comprem itens nos jogos, mas requeiram o reembolso pouco tempo depois e continuem a utilizar os itens virtuais.
A piorar a situação, algumas empresas começam a aproveitar este sistema para tentarem lucrar. Por exemplo, fornecem itens para uma determinada aplicação a preços mais reduzidos, sendo que depois realizam toda a tarefa de reembolso em nome dos utilizadores.
Esta medida não se aplica na Google, que possui uma política mais restrita de reembolsos. Na loja de aplicações da Google os utilizadores apenas podem requerer o reembolso de um item uma vez e apenas durante as duas horas seguintes à compra. Caso voltem a adquirir o item, não poderão mais beneficiar do reembolso.
Fonte Korea Times
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