Eu comprei um Macbook Pro 13" para exatamente o mesmo fim.
Posso dizer que para jogos não será certamente a melhor máquina, uma vez que sob o OS X não vão haver grandes opções. Fiquei positivamente surpreendido por conseguir jogar League of Legends com uma qualidade e frame rate bastante aceitável sem ter de instalar o Windows. Fora isso, jogos estão simplesmente fora do alcance para qualquer portátil que use a placa gráfica integrada do processador, que é o caso de todos os modelos de 13 polegadas e de alguns mais antigos de 15 polegadas.
Mesmo os de 15 polegadas ficam muito, muito aquém a nível de performance em jogos tendo em conta o preço. Instalar e correr os jogos sobre o Windows 10 usando o Bootcamp promete aumentar significativamente a performance a nível de jogos, mas não faz milagres assim que se atinge o limite da gráfica, e mesmo optando pela Radeon Pro 460 vê-se uma performance similar a uma GTX 960M. Para um portátil com um preço de 3000 euros (2799 com Radeon Pro 450 + upgrade gráfica), é certamente uma desilusão.
Penso que a maior inovação a meu ver é a grande aposta nas controversas portas USB-C. Estou atualmente a fazer mestrado em Eng. Informática, e ando constantemente a trocar de sala entre aulas, e há inúmeras vezes em que sentia a necessidade de ligar o carregador (ou um adaptador Ethernet, ou outro acessório qualquer) do lado oposto onde está a entrada no computador. Tendo todas as portas acessíveis em qualquer lado do computador tornaria a minha vida muito mais fácil.
Para quem consegue pagar um computador destes, pode também dar um outro uso aos adaptadores (vulgos dongles): usar com o telemóvel! O meu smartphone carrega por uma entrada USB-C, e poderia por exemplo uma pen como esta ou abrir fotos no meu telemóvel usando um leitor destes. Esta é, a meu ver, uma mudança muito positiva porque vai permitir a interoperabilidade entre os acessórios para computadores e para os dispositivos móveis.
Voltando um pouco ao tópico dos Macbooks em geral... O meu tem agora dois anos e está como novo. Não noto diferença na rapidez a abrir os programas (até porque a velocidade do SSD é simplesmente melhor do que o resto das marcas - fiz questão de testar a rapidez usando o Black Magic disk speed test, e deixo aqui os resultados)
Estou convencido depois de ter um Samsung e um Asus que a diferença de qualidade do hardware e da experiência de uso é bastante significativa, mas claro, essa diferença é paga a peso de ouro. Pelo preço de um Macbook de 15 polegadas paga-se um computador fixo de topo para jogos e umas boas férias a dois dentro do país.
Resumindo a poucas palavras, compensa para quem consegue comprar um portátil pelos preços que eles praticam. São bons computadores e a maioria dos utilizadores confirma que duram muitos anos, se bem estimados. Comprar um tendo qualquer tipo de jogos em mente é insano.
Melhores cumprimentos,
Gonçalo Tomás