Os utilizadores residentes em Portugal encontram-se a ser alvo de um novo esquema malicioso via email, supostamente oriundo da Autoridade Tributária e Aduaneira mas que pretende apenas levar à instalação de malware no sistema. A propria Autoridade Tributária já alertou para este esquema a partir do seu portal.
O email aparenta fazer parte da Autoridade Tributária e Aduaneira indicando que o contribuinte possui dividas por regularizar. Ao se clicar no link, o utilizador é redirecionado para um site malicioso que pretende instalar um suposto programa “e-faturas” para regularizar a divida, o qual será escusado dizer que acaba por instalar malware no sistema se executado.
Apesar de o email ser relativamente simples de se verificar que é falso, devido a ser originário de um email desconhecido e possuir apenas uma imagem, este ainda pode enganar alguns utilizadores mais desatentos ou que não possuam conhecimento para verificar se realmente é verdadeiro.
Como sempre, o melhor nestas situações é eliminar completamente o email e verificar diretamente o portal das finanças a partir do site oficial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!