1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Phishing de utilizadores

 

A Autoridade Tributária encontra-se a alertar para um novo esquema, que se encontra a usar o nome da entidade para enganar os utilizadores, e que é propagado maioritariamente via email.

 

O esquema começa quando as vítimas recebem uma mensagem de email, alegadamente enviada pela AT, com um link onde devem aceder para enviarem as suas declarações de rendimentos ou outras informações. No final, os utilizadores são reencaminhados para sites malicioso, que pedem informações pessoais das vítimas ou levam as mesmas a descarregar conteúdos de malware para os seus sistemas.

 

Um dos sites identificado pelo TugaTech afirma que as vítimas possuem direito a um reembolso do estado, e que necessitam de introduzir os seus dados de cartão de crédito para obterem o mesmo – que, como será esperado, ficam comprometidos se as vítimas realmente o colocarem.

 

A AT alerta que estes géneros de mensagens são falsas, e não foram enviadas pela entidade. Todas as comunicações da AT são feitas via os canais tradicionais de contacto, e nunca em links desconhecidos pela internet ou através de mensagens de email.

 

A principal linha de defesa parte também dos utilizadores, que devem ter cuidado sobre todos os links que acedem a partir de emails desconhecidos. Em caso de dúvida, o melhor será ir diretamente à fonte da informação, neste caso ao site da Autoridade Tributária para obter mais detalhes sobre possíveis avisos que tenha.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech